Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 18 de maio de 2017 - 14:00h
Bombeiros participam do primeiro desafio de resgate veicular no Amapá
A equipe vencedora deverá representar o Estado na competição nacional que ocorrerá no mês de julho em Santa Catarina
Por:
Foto: Maksuel Martins/SECOM
Para a avaliação do resultado foram convidados profissionais dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP) iniciou nesta quinta-feira, 18, o primeiro Desafio de Resgate Veicular. A competição é realizada no 2º grupamento da corporação, localizado na zona norte de Macapá, e vai até esta sexta-feira, 19, já com o resultado da equipe vencedora.

O desafio envolve quatro equipes compostas por militares dos grupamentos da capital e do interior e consiste em uma competição de resgate e salvamento em ambiente simulado. Os competidores participam de provas de atendimento que se assemelham a situações reais. O objetivo é salvar a vítima de forma segura e no menor tempo possível em um cenário de acidentes.

De acordo com o diretor técnico da Comissão Nacional de Salvamento Veicular, capitão Félix Miranda, o desafio visa promover dentro da tropa a expansão do conhecimento de aprimoramento das técnicas utilizadas no salvamento e resgate de vítimas de acidentes.

“São cenários simulados bem complexos, onde são trabalhadas técnicas de estabilização, desencarceramento e extração de vítimas, exigindo muitas habilidades dos militares”, pontuou Félix.    

Para a avaliação do resultado foram convidados profissionais dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Os critérios avaliados passam pelos quesitos de liderança, comunicação, equipe técnica e médica (específico para a vítima).      

A equipe vencedora deverá representar o Amapá na seleção nacional prevista para acontecer no mês de julho em Santa Catarina. A partir desse resultado, será escolhido o representante nacional para competição mundial que acontecerá em agosto na Romênia.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá