Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 18 de maio de 2017 - 19:21h
Forças de Segurança recebem capacitação para planejamento estratégico
Governo trouxe o coronel Sérgio Soares, da PM de MG, para ministrar o treinamento
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
O coronel Sérgio Soares apresentou a palestra Construção de Cenários, que chama atenção para a análise de variáveis que impactam diretamente nas tomadas de decisões.

Agentes das Forças de Segurança que atuam no Estado receberam, nesta quinta-feira, 18, um treinamento voltado para o planejamento estratégico de ações a curto e longo prazo. A capacitação ocorreu no Palácio do Setentrião, sede do governo amapaense, em Macapá.

Membros das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, além de Corpo de Bombeiros Militar, receberam as orientações do coronel Sérgio Soares, da Polícia Militar de Minas Gerais. Ele apresentou a palestra “Construção de Cenários”, que objetiva chamar a atenção dos agentes de segurança para a análise de variáveis que impactam diretamente nas tomadas de decisões.

Durante a palestra, ele discorreu sobre os possíveis cenários que se formam por meio de decisões políticas, mas que afetam os rumos de um Sistema de Defesa. Para isso, segundo Sérgio Soares, deve-se levar em consideração as mais diversas variáveis que rodeiam as instituições de Segurança Pública, como densidade demográfica, nível de escolaridade, situação econômica, entre outras.

Ele explicou que a análise é necessária porque os cenários impactam diretamente nas decisões tomadas. “As forças de segurança pública, em especial as polícias, são organizações complexas, que precisam tomar decisões estratégicas. Para isso, é preciso ter um profundo conhecimento dos cenários existentes e as possibilidades de futuro para o qual estes cenários poderão migrar. Isso é necessário para as decisões e o planejamento”, explicou o palestrante.

O chefe da Casa Militar do governo, tenente-coronel Uelton Medeiros, falou da importância da capacitação para o planejamento das ações policiais. “Precisamos ter um planejamento prospectado, pois não sabemos o que pode mudar no futuro. Hoje é proibido o consumo de tóxicos, mas existe uma discussão para liberar o consumo. Outra discussão é para liberação do uso de armas. Essas são variáveis que, a qualquer momento, podem mudar e formar cenários os quais nós temos que prospectar para estarmos preparados para lidar com as situações”, analisou Medeiros.

Lançamento

Após a palestra, o evento promoveu o lançamento das 3ª Edição do livro “Fundamentos de Planejamento Prospectivo Aplicados à Polícia Militar”. A publicação é destinada às polícias de todo o país.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá