Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 16 de março de 2016 - 11:43h
Olimpíada de Língua Portuguesa abre inscrições para alunos e professores
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas exclusivamente pela internet.
Por:
Os interessados em participar da Olimpíada de Língua Portuguesa têm até o dia 30 de abril para fazer as inscrições. A edição deste ano traz o tema: “O lugar onde vivo”, e podem participar alunos e professores.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas exclusivamente pela internet pelo endereço www.escrevendoofuturo.org.br. As seguintes categorias disputadas são: Poema (5º e 6º anos do Ensino Fundamental); Memórias literárias (7º e 8º anos do Ensino Fundamental); Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e artigo de opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).

No formulário de inscrição são necessários dados da escola, do professor, do gestor e o número de turma que o profissional que ministra a disciplina de língua portuguesa.

 

Olimpíadas no Amapá

O Amapá participa da Olimpíada desde 2008 em sua primeira edição. Já participaram mais de 20 mil alunos entre escolas do Estado e do município. O evento é realizado a cada dois anos. 

No estado, o Núcleo de Formação Continuada da Secretaria de Estado da Educação (Seed) estará promovendo a formação continuada para técnicos e educadores das unidades de ensino. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da leitura, da escrita e oralidade dos alunos, ampliar o repertório e práticas de ensino dos professores. A ideia é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Amapá.

A coordenadora estadual da Olímpiada, Aline Salvador explica que os profissionais serão divididos de acordo com os municípios e seus referidos Núcleos de Ação Educativa (Naes). A olimpíada acontece em dois dias, nos períodos da manhã e tarde, com a carga horária de 16 horas. O cronograma inicia pelo município de Santana, nos dias 31de março e 1º de abril, na Escola Estadual Augusto Antunes para os professores do NAES 3 e 4. Já em Macapá inicia nos dias 14 e 15 de maio, para os professores dos NAES 1 e 2. “O Estado sempre teve boas colocações. Em 2012 e 2014, o Amapá foi semifinalista e finalista nas modalidades de artigo e relatos de experiências”, destacou a coordenadora estadual Aline Salvador.

 

Concurso

A Olimpíada de Língua portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, envolvendo alunos e professores do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), este ano promove sua 5ª edição.

Neste ano, os primeiros 100 mil professores inscritos recebem um DVD com a Coleção da Olimpíada, material que apresenta a sequência didática para o ensino da escrita em quatro gêneros textuais. Os vencedores receberão prêmios de acordo com suas categorias como: medalha, um notebook, tablets e livros.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá