Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 19 de julho de 2017 - 17:37h
Programa Peixe Popular oferecerá 10 toneladas de pescado na Festa de São Tiago
Mais de 10 espécies estarão disponíveis para comercialização durante os quatro dias de ação
Por: Weverton Façanha
Foto: Maksuel Martins
A troca de gelo será feita constantemente para manter a qualidade do peixe.

O governo do Estado levará o programa Peixe Popular para os festejos dos 240 anos da Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, distante 70 quilômetros de Macapá. Este ano, dez toneladas de pescado serão oferecidas à população a um preço acessível, que varia entre R$ 5 e R$ 10. O produto será comercializado a partir de sexta-feira, 21, e seguirá até segunda-feira, 24, no horário das 8h às 18h.

A Agência de Pesca do Amapá (Pescap), responsável por organizar a ação, também realizará uma exposição de aquaponia - sistema que reaproveita a água dos viveiros de peixes para a irrigação da agricultura.

Para o diretor-presidente da Pescap, Clésio Cardozo, a comercialização do pescado é um incentivo para as vendas dos empreendedores e o sistema de aquaponia ainda é uma novidade no Amapá. “É um peixe fresco, transportado direto do barco pesqueiro, para que o empreendedor tenha onde adquirir o peixe de qualidade e barato. Nesse trabalho, em Mazagão, também vamos apresentar o sistema de aquaponia e incentivar o investimento nessa modalidade que une piscicultura e agricultura”, informou.

As principais espécies que estarão disponíveis para venda são: tambaqui, pirapitinga, pescada, uritinga e mapará. O ponto de comercialização será montado próximo ao campo de futebol da vila de Mazagão Velho, no mesmo local do ano passado. “Trabalharemos ainda com o pescado vivo mais especificamente com o tambaqui. Vamos ofertar para os moradores e os turistas o melhor do nosso pescado”, disse Cardozo.

Todo o processo será acompanhado por uma equipe técnica que faz o manuseio, transporte e armazenamento do produto. A troca de gelo será feita constantemente para manter a qualidade do peixe.     

240ª Festa de São Tiago

A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

Realizado desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá