Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 20 de junho de 2017 - 22:00h
Estado faz varredura para detectar e combater possíveis focos de Leishmaniose visceral
Os técnicos também informaram e orientaram a população sobre a doença nos cães que são hospedeiros definitivos e podem transmitir a LVC ao homem
Por:

O Governo do Amapá realizou nesta terça-feira, 20, ação de vigilância no bairro Jardim Marco Zero com o objetivo de fazer um inquérito com amostragem de sangue e levantamento do número de cães do bairro, além de uma pesquisa para capturar o vetor responsável pela transmissão da Leishmaniose visceral.

A ação desenvolvida em conjunto pelas Secretarias de Saúde estadual e municipal, iniciou nesta segunda-feira, 19, e é provocada pela ocorrência do primeiro caso contraído na região de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) no município de Macapá. A amostra de sangue do cão foi analisada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen), que confirmou o caso.

A veterinária Naima Picanço coordenou a ação e relata que 100 cães da área do foco transmissor serão examinados. "Iremos avaliar a vulnerabilidade na área de transmissão realizando um inquérito sorológico. Foram realizadas coletas em 100 cães em dois dias de ação. Esperamos poder concluir e obtermos o resultado do inquérito o quanto antes", completa Naima.

Participaram da ação seis equipes compostas por um médico veterinário cada, que percorreram a Avenida Equatorial e transversais - por ser uma área de possível transmissão da doença - para coletar o sangue dos cães e posteriormente realizar o exame específico.

Os técnicos também orientaram a população sobre a doença nos cães que são hospedeiros definitivos e podem transmitir a LVC ao homem por meio do vetor flebotomínio também conhecido como mosquito palha.

A dona de casa Valéria da Costa aprovou a ação e afirma que é importante para a saúde de todos. "A visita será sempre bem-vinda, pois protege nossos animais e até mesmo a gente que sempre está em contato com eles. A prevenção é sempre importante", declarou Valéria.

O coordenador da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Clóvis Miranda, reforçou a importância da colaboração da população neste inquérito. "Nossas equipes de controle de zoonoses e do Lacen precisam trabalhar na identificação de outros possíveis casos, com a finalidade de definir ações de controle", afirma.

A doença

A Leishmaniose Visceral Canina é uma doença sistêmica, causada pelo protozoário Leishmania infantum e é transmitida às pessoas pela picada do mosquito palha. Em cães, a doença se manifesta com emagrecimento progressivo, falta de apetite, lesões de pele que não cicatrizam, crescimento exagerado das unhas, aumento do tamanho do fígado e do baço, podendo levar a óbito.

Quando apresentada em pessoas, a doença tem sintomas como febre intermitente, aumento do tamanho do fígado e do baço, palidez de mucosas. O quadro pode ser agravado com hemorragia, icterícia, desnutrição e levar a vítima a óbito.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá