Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 20 de julho de 2017 - 13:43h
Hemoap recebe doação coletiva de 120 jovens da Assembleia de Deus
Ação faz parte da programação do centenário e contribui para garantir estoque de sangue no período de férias
Por:
Foto: Elmano Pantoja
Doação busca incentivar outros jovens ao ato de solidariedade

Doar sangue também é um ato de amor. Foi com esse entendimento que 120 jovens da Igreja Assembleia de Deus do município de Santana se mobilizaram em uma ação coletiva de doação de sangue no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) na manhã desta quinta-feira, 20.

A ação solidária é bem-vinda, principalmente neste período em que se registra uma queda no número de doações em virtude das férias, quando muitas pessoas viajam para fora do Estado.

"Neste período em especial, temos uma redução na quantidade de doações e, de outro lado, um aumento no potencial de incidentes pela grande concentração de pessoas em balneários e outros pontos de festas. Então, devido a isso, uma parceria como esta é muito importante para garantir nosso estoque", enfatizou o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro.

A mobilização foi organizada pelo grupo União de Mocidade da Assembleia de Deus em Santana (Umadsan), como uma etapa preparatória para o Congresso de Jovens e parte da programação do centenário da denominação religiosa no Amapá. Segundo o coordenador do grupo, Robson Tavares, o objetivo é envolver todos para praticar o ensinamento de Cristo.

"Estamos cumprindo o que Jesus nos ensinou que é o amor, especialmente o amor ao próximo, e doar sangue significa isso. Não sabemos quem será beneficiado, mas sabemos que vamos estar ajudando a salvar a vida de alguém e isso é muito gratificante", disse.

Para o jovem Cláudio Sanches, que já era doador antes da ação, o projeto é bom para incentivar outros jovens. "É um sentimento de amor para preservar a vida de outra pessoa e esperamos que outros jovens reflitam sobre isso e também se tornem doadores".

Quem tem interesse em se tornar doador basta ir até o prédio do Hemoap, na Avenida Raimundo Álvares da Costa, nº 1106 - bairro Central.

Quem pode doar sangue

Toda pessoa saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos pode doar sangue. Menores de 18 com autorização dos responsáveis e maiores de 70 se forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar todo o fator que o deixa inapto temporariamente.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá