Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 21 de fevereiro de 2017 - 15:11h
Hemoap intensifica campanha para manter estoque de sangue no carnaval
Mesmo com o estoque em dia, é preciso intensificar as ações nesse período do ano
Por:

Com a campanha "Antes mesmo da folia doe sangue com alegria", o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está incentivando a doação de sangue entre a população nesta semana que antecede o carnaval. A iniciativa é garantir que o estoque de sangue seja mantido para o atendimento de eventuais emergências no período da folia.

O volume de sangue coletado no Hemoap atende as demandas dos hospitais da rede pública e privada do Estado. Mesmo com o estoque de sangue dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, nesta época do ano as ações são intensificadas para captar novos voluntários e convocar os já doadores.

“Há uma diminuição no volume de doação de sangue, pois muitos doadores viajam no feriado, ao mesmo tempo que aumenta a possibilidade do uso de componentes do sangue no carnaval", explicou o diretor do Hemoap, Savio Guerreiro.

Em média, o instituto recebe 50 doações por dia. Durante as campanhas, o quantitativo pode chegar até 120/dia. A população costuma atender ao chamado das campanhas e no ano passado durante o período que antecedeu o feriadão do carnaval o Hemoap registrou 234 doações a mais.

Uma única bolsa de 450ml de sangue é capaz de ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas. O sangue doado passa por um processo de fracionamento, que extrai para doação o concentrado de hemácias, o concentrado de plasma, o crioprecipitado e as plaquetas.

Qualquer pessoa saudável entre 16 e 69 anos de idade e que pese mais de 50 quilos pode doar sangue, menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis. Os interessados devem procurar o Hemoap, localizado na Av. Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, das 7h às 12h e apresentar documento original com foto.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá