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terça, 21 de março de 2017 - 12:40h
Trabalhador deve ficar atento aos sinais que levam ao suicídio, diz psicóloga
Palestra buscou reconhecer fatores que podem levar a pessoa a tirar a própria vida
Por:
Foto: Diego Farias
Cobrança excessiva, trabalho e assédio moral são fatores que podem levar o trabalhador a tirar a própria vida

Buscando fortalecer a política de saúde do trabalhador e fomentar a discussão sobre o suicídio no mundo atual, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-AP) realizou, na manhã desta terça-feira, 21, uma palestra enfatizando o reconhecimento dos fatores que podem levar a pessoa a tirar a própria vida.

O evento foi direcionado à trabalhadores, sindicatos, conselhos de classe, profissionais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicos dos cursos de psicóloga, medicina e enfermagem, para discutirem quanto ao fortalecimento da saúde mental do trabalhador.

Para a psicóloga Cláudia Macedo, uma das organizadoras do evento, incentivar esse fortalecimento é essencial para prevenir o suicídio. "A cobrança excessiva, excesso de trabalho e assédio moral, são fatores que podem levar o trabalhador a cometer suicídio. É importante procurar identificar esses casos no ambiente profissional e buscar apoio para o fortalecimento mental", ressaltou.

A psicóloga destacou ainda que todos devem ficar atentos para prevenir o suicídio. Procurar identificar padrões comportamentais que podem levar a pessoa a tirar a própria vida como exclusão e depressão, por exemplo.

Como participantes do evento, o Centro de Valorização da Vida (CVV) também esteve presente para discutir a questão. O CVV realiza apoio emocional e preventivo do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar. Para Celiana Waldeck, uma das voluntárias, o simples ato de ouvir, já pode salvar uma vida.

"Nós temos uma faixa de 140 atendimentos por mês de pessoas que buscam esse apoio por diversos motivos. Temos profissionais de saúde mental como voluntários que conversam e auxiliam esses usuários da melhor forma possível", comentou.

O atendimento no CVV, pode ser feito através do chat, no endereço eletrônico www.cvv.org.br ou pelos telefones 3223-4111 e 141.

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