Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 22 de fevereiro de 2017 - 15:06h
Reunião detalha melhorias no Tratamento Fora de Domicílio
Secretário anunciou força-tarefa interna para buscar melhorias no atendimento humanizado
Por:
Foto: Marcio Pinheiro
Algumas reivindicações apresentadas pela associação já estão sendo encaminhadas

O secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, reuniu com os representantes da Associação Amapaense de Apoio a Pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (AAPTFD). No encontro, melhorias na assistência aos pacientes pagamento do auxílio financeiro e mudanças na emissão de passagens aéreas foram os principais assuntos discutidos. O líder do governo na Assembleia Legislativa, Dr Furlan, também participou da reunião.

De acordo com o secretário, algumas reivindicações apresentadas pela associação já estão sendo encaminhadas. Uma delas, foi a implantação de um telefone fixo para melhorar a comunicação dos pacientes que estão fora do Estado com a administração do programa em Macapá. Além disso, o gestor anunciou parceria com a rede Super Fácil e Secretaria de Inclusão e Mobilização (SIMS), para capacitar os profissionais com foco no atendimento humanizado nas unidades de saúde.

"Essa foi a primeira reunião que realizamos com a associação. Estamos realizando uma força-tarefa interna para buscar melhorias no atendimento humanizado. Reorganizamos os fluxos com a agência de viagens, para que o paciente não tenha transtornos com emissão de passagens e também deixamos um profissional especifico na secretaria para cuidar somente dos processos do TFD. Assim, oferecemos maior agilidade no sistema de pagamento desses auxílios financeiros", enfatizou Gastão Calandrini.

 

Casa de apoio
Outro anuncio feito pelo secretário durante a reunião com a associação foi sobre as tratativas que estão sendo realizadas junto a uma Casa de Apoio, em Fortaleza (CE). Ele informou aos representantes sobre a ida do secretário Adjunto de Gestão a Saúde, Álvaro Pereira, até a cidade, para conhecer a residência que terá capacidade de acolher 30 pacientes com acompanhante quando houver necessidade. A prioridade inicial será para os usuários que necessitam fazer radioterapia naquela cidade.

A presidente da AAPTFD, Ruany Soares, agradeceu a oportunidade que a gestão da Sesa deu à associação. "No nosso ponto de vista a reunião foi muito proveitosa, porque todos os pontos foram respondidos de maneira positiva", concluiu.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá