Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 22 de maio de 2017 - 14:08h
Amapá possui 95% dos seus ecossistemas naturais preservados
“Fauna, flora e recursos hídricos são o grande tesouro do Amapá”, destaca o secretário de Estado do Meio Ambiente no Dia Internacional da Biodiversidade.
Por:
Foto: ACMMartins
O dia 22 de maio foi instituído pela ONU como forma de chamar a atenção quanto à importância da preservação dos ecossistemas

O Amapá possui uma área territorial de aproximadamente 143 mil km². Sua biodiversidade é composta por ecossistemas de mangues, campos, campinas, serrados, florestas de terra firme, florestas de várzea e florestas de igapó, e representa um dos mais importantes recursos para promoção do desenvolvimento social e econômico local. No Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio, o Estado comemora o título de um dos mais preservados do país, com aproximadamente 95% dos seus ecossistemas naturais intactos.

Mais de 72% da biodiversidade amapaense é composta por unidades de conservação federais, terras indígenas ou Unidades de Conservação Estaduais (UCs). O Governo do Estado do Amapá (GEA) está ativamente presente nestas áreas, por meio dos órgãos ligados ao meio ambiente, trabalhando pela conservação e preservação destes locais. Há, no território amapaense, cinco UCs: Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapurú (RDSI), Reserva Biológica Estadual do Parazinho, Floresta Estadual do Amapá (Flota) e as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Curiaú e Fazendinha.

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão, em cada uma destas unidades há um conselho gestor. Estas contemplam uma área de cerca de 3 milhões de hectares e possuem extrema importância no processo de conservação e preservação da biodiversidade local.

“No mês de abril, cerca de 200 conselheiros titulares e suplentes foram diplomados. Eles dão as diretrizes básicas para que a Sema possa conduzir a gestão das unidades”, pontuou o titular da Sema, informando ainda que, com exceção da Reserva Biológica Estadual do Parazinho, todas as outras quatro unidades são de uso sustentável. “Constantemente, os técnicos de governo estão indo nestas comunidades levar orientação, palestras, serviços sociais, além da parte de gestão ambiental dentro e fora das comunidades. Fauna, flora e recursos hídricos são o grande tesouro do Amapá”, destacou Creão.

Dia Internacional da Biodiversidade

Instituído no ano de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 22 de maio tem como objetivo conscientizar e chamar a atenção da população do planeta para a importância da proteção à biodiversidade de todos os ecossistemas existentes no mundo.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá