Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 22 de julho de 2017 - 18:20h
Festa de São Tiago atrai público e gera expectativa positiva para empreendedores
Dois grandes espaços foram montados pelo governo do Estado para abrigar artesãos, microempreendedores, grupos econômicos solidários e vendedores de alimentos
Por: João Clésio
Foto: Maksuel Martins/SECOM
Os vasos, urnas, camisas com grafismos Maracá e Cunani, expostas por Ezequiele Lima de Moraes, têm atraído olhares de curiosos.

A pacata vila de Mazagão Velho, área rural de Mazagão, começou a receber milhares de visitantes para prestigiar a programação dos 240 anos da Festa de São Tiago. Os empreendedores aproveitam o grande fluxo de pessoas para faturar. São espaços de venda de alimentos, bebidas, artesanato, bijuterias, roupas e acessórios, organizados pela equipe da pasta de Trabalho e Empreendedorismo do Governo do Amapá.

O artesão Orivaldo Brito está satisfeito. O motivo é a venda de peças em madeira utilizadas para comer caranguejo, chamadas de “toc-toc”. Desde o dia 16 de julho, início dos festejos, já foram vendidas mais de 20 peças. “Tive que produzir uma segunda remessa para atender a demanda”, acrescenta. Ele comercializa também mesas, balanços e jardineiras em madeira.

Os vasos, urnas, camisas com grafismos Maracá e Cunani, expostas por Ezequiele Lima de Moraes, têm atraído olhares de curiosos. São mais de 360 peças para venda. “As pessoas perguntam sobre o produto, sua história e quando a gente explica demonstram logo interesse em comprar. Estou otimista em obter um bom lucro este ano”, avaliou a presidente da Associação Maracá e Cunani.

E quem visita os espaços dificilmente deixa o local sem levar um produto. Ivanete de Azevedo veio de Macapá, acompanha da família, prestigiar pela primeira vez a festividade. Ela comprou brincos e pulseiras. “Fiquei sabendo pela televisão e decidi conhecer um pouco da história da Festa de São Tiago”, disse.

A praça de alimentação é outro ambiente bastante frequentado. São 27 vendedores de comidas típicas, salgados, bebidas, doces e outros produtos. Uma grande tenda foi montada para abrigar este público em barracas padronizadas.

“Estamos satisfeitos em ver que o governo olha com carinho para nós. Aqui temos a oportunidade de vender nossos produtos de forma organizada, em local estruturado e higiênico”, comemorou Adriana Silveira Barriga, presidente da Associação dos Empreendedores de Mazagão.

O governador Waldez Góes, acompanhado da secretária de Estado de Trabalho e Empreendedorismo, Luciana Araújo, visitou os empreendedores populares, artesãos, grupos econômicos solidários e microempreendedores que foram selecionados para expor e comercializar na Festa de São Tiago. Waldez elogiou o nível de organização dos profissionais.

“Tão bom ver vocês felizes, expondo aquilo que é fruto do trabalho e vendendo, o que é mais importante. É isso que a gente precisa exercitar cada vez mais e incentivar nas pessoas o espírito empreendedor”, acrescentou.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo ficou responsável pelo cadastro, seleção, organização, treinamento em parceria com outras secretarias de governo e apoio técnico.

“Visitamos cada um dos empreendedores que aqui estão e todos estão satisfeitos pelo apoio do governo. A cada dia a vila de Mazagão Velho vai ficando lotada de pessoas. Isto é reflexo de todo um trabalho de organização e divulgação da festividade”, afirmou a gestora Luciana Araújo.

240ª Festa de São Tiago

A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

Realizado desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá