Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 23 de fevereiro de 2017 - 11:59h
Educação empreendedora é tema de palestra para gestores escolares
Palestra fez parte do Encontro Pedagógico para Gestores Escolares, que acontece nesta quinta e sexta-feira, no Sebrae.
Por:
Foto: Erich Macias
Encontro reúne diretores, diretores adjuntos e coordenadores pedagógico das escolas da área urbana de Macapá e Santana

Despertar a criatividade, proatividade e o trabalho em equipe são os principais pontos que o Programa de Educação Empreendedora, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae/AP), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Durante a manhã desta quinta-feira, 23, gestores escolares puderam conhecer mais sobre o programa.

A palestra fez parte do Encontro Pedagógico para Gestores Escolares, que acontece nesta quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24, no auditório do Sebrae/AP. O evento conta com a participação de diretores, diretores adjuntos e coordenadores pedagógico das escolas da área urbana de Macapá e Santana.

Para o secretário adjunto de Políticas Educacionais, Sebastião Magalhães, o encontro é de fundamental importância para todos, pelas diversas temáticas que abordara nestes dois dias. “Nós, que trabalhamos com a educação, somos responsáveis por ampliar o espaço de conhecimento dos alunos, e para isso, precisamos estar sempre preparados”, destacou o secretário.

O Programa de Educação Empreendedora já existe desde 2013, mas foi em 2015 que ele conseguiu firmar um avanço no estado, com a formação de mil professores da rede estadual de ensino. “O professor é indutor da transformação. Ele contribui para a formação deste do aluno, como pessoa e profissional”, frisou a gestora do projeto educação empreendedora do Sebrae/AP, Marilia Correia.

Durante a palestra, Marilia explanou sobre a importância de se trabalhar desde pequeno o empreendedorismo nos alunos. O programa, que é nacional, atende alunos desde as séries iniciais do ensino fundamental até o ensino superior e cursos profissionalizantes. “Podemos transformar a vida de vários jovens do nosso estado, dando a eles este conhecimento sobre empreender”, ressalta.

Para o coordenador pedagógico da Escola Estadual Antônio João, Almir Viana, o Programa Educação Empreendedora na sala de aula torna-se mais uma possibilidade educativa que desenvolve nos alunos outras habilidades que a escola hoje, sozinha, tem dificuldade de realizar.

“Estamos falando de alunos autônomos, criativos e reflexivos. Na minha atual escola ainda não temos, mas tive a experiência com o programa em outra instituição e pude perceber que o ensino tornou-se de fato mais significativo para os alunos, o que atrai e desperta o aluno para múltiplas possibilidades da vida e do mundo”, conclui Almir.

Os gestores que tiverem interesse em aderir ao Programa de Educação Empreendedora devem procurar a Seed para saber como levar o projeto para sua escola.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá