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quinta, 23 de fevereiro de 2017 - 12:39h
Educadores são orientados sobre a importância do Censo Escolar
Equipes gestoras da rede estadual receberam informações durante Encontro Pedagógico para melhorar índices educacionais
Por:
Foto: Erich Macias
Educadores de Macapá e Santana foram orientados sobre a necessidade de resultados positivos

Com o objetivo de melhorar os índices educacionais e a qualidade da educação amapaense, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) reuniu equipes gestoras da rede estadual de ensino para falar sobre a importância das principais avaliações nacionais. O assunto foi tema de palestra realizada no primeiro dia do Encontro Pedagógico, nesta quinta-feira, 23, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá.

Os educadores da capital e Santana foram orientados sobre a necessidade de traçar estratégicas pedagógicas que gerem resultados positivos nas salas de aula. Os índices traduzem o perfil da educação, indicando o que precisa ser mudado e contribuem para o repasse de recursos e a criação de políticas públicas.

A pedagoga Rejanne Lima está na educação estadual há 21 anos e hoje atua na Escola Estadual Castro Alves. Ela reconhece a importância das pesquisas e avaliações, como o Censo Escolar e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na educação pública. A educadora também pontuou o que pode ser mudado para alcançar melhores resultados.

“Acredito que melhorando a formação dos professores e estimulando o aluno a ser envolver mais na escola poderemos ter resultados mais positivos, inclusive diminuir a evasão escolar que também tem a ver com uma questão social”, disse.

A coleta de dados da segunda etapa do Censo Escolar de 2016 está aberta e segue até 17 de março. Diretores e responsáveis pelas escolas ou pelo sistema on-line Educacenso devem reunir todas as informações de rendimento, como aprovação, reprovação e abandono escolar, e cadastrá-las no site http://educacenso.inep.gov.br/.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional, realizado todos os anos. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é produzido com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e particulares do país.

A ausência do cadastro da escola também inviabiliza avaliações nacionais e internacionais, participação em programas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Mais Educação. As informações do Censo são usadas, ainda, para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do aprendizado nacional e estabelece metas para a melhoria do ensino, apontou melhora na educação pública amapaense. A avaliação divulgada em setembro de 2016, mostrou que das três séries avaliadas, a 4ª série do Ensino Fundamental atingiu a meta de 4,4, estabelecida pelo indicador. O índice dessa série, também foi superior ao de 2013, quando foi registrada a média de 3,8.

A 8ª série do Ensino Fundamental registrou 3,5 em 2015. Em 2013, a média dessa mesma série no Amapá foi de 3,4. Já a 3ª série do Ensino Médio teve a média de 3,1 em 2015, enquanto em 2013, registrou 2,9. O Amapá também atingiu a meta da Região Norte que era de 4,4, ultrapassando com nota de 4,7.

Na ocasião, a secretária Goreth Sousa enfatizou que o trabalho conjunto é fundamental para desenvolver um bom trabalho e aposta em uma nova dinâmica pedagógica para melhorar os índices educacionais. “Com o empenho de cada um podemos realizar um bom trabalho conjunto e alcançar resultados satisfatórios”, concluiu.

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