Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 23 de maio de 2017 - 10:00h
Artesãos amapaenses são convidados para participar da Fenearte, em Pernambuco
Transporte das peças, espaço e o apoio técnico aos oito selecionados serão disponibilizados pelo Governo do Estado.
Por: João Clésio
Foto: ASCOM/Sete
Peças produzidas por artesãos amapaenses serão expostas e comercializadas em Pernambuco

Pelo terceiro ano consecutivo, o Amapá estará presente na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). A 18ª edição do evento acontece no período de 06 a 16 de julho, em Pernambuco, com oito vagas para o artesanato amapaense, entre artesãos e entidades representativas, que serão escolhidos por meio de edital.

São quatro para artesão individual, duas para artesão MEI e duas para entidades representativas. O edital de chamamento público, com informações do período de inscrição, local e documentos necessários, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) com circulação no dia 18 de maio. As inscrições presenciais ocorrem de 23 a 27 deste mês, das 09h às 12h e das 14h às 17h, no anexo da Casa do Artesão, no Monumento Marco Zero do Equador.

Novamente, o Governo do Estado vai garantir a logística para que as peças produzidas no Amapá possam ser expostas e comercializadas na feira. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), através da Coordenação Estadual do Artesanato (CA), ficará responsável pelo transporte das peças, aquisição do espaço junto ao Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e o apoio técnico aos artesãos.

“A Fenearte é considerada a maior feira de artesanato da América Latina e se traduz numa excelente oportunidade para que nosso produto ganhe visibilidade nacional e internacional. E, de quebra, podemos fechar bons negócios”, ponderou Luciana Araújo, secretário do Trabalho e Empreendedorismo.

A inscrição para artesão individual é exigido ser maior 16 anos, que esteja cadastrado e com a Carteira Nacional do Artesão dentro do prazo de validade. Já as entidades representativas (associação, cooperativas etc.) precisam ter sido legalmente constituídas e estejam cadastradas no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Para participar como artesão microempreendedor individual (MEI) é necessário estar cadastrado no Sicab.

Os artesãos interessados em participar da Fenearte devem preencher um formulário, apresentar fotos das peças impressas, em DVD ou arquivo de imagem via e-mail. A inscrição pelos Correios será via Sedex, com os devidos documentos exigidos em envelope individual lacrado, identificado com o nome do remetente, endereço e destinatário (Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, Coordenação de Artesanato).

Uma comissão formada por quatro pessoas com conhecimento da cultura artesanal e amapaense fará a avaliação documental dos candidatos inscritos. A pontuação atribuída será de 1 a 10. A lista provisória com os selecionados, por ordem de classificação, será divulgada no dia 6 de junho.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá