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sexta, 24 de fevereiro de 2017 - 12:46h
“Estou motivado para atuar na Escola em Tempo Integral”, diz educador
Grupo gestor das oito escolas com nova modalidade de ensino recebeu orientação em Encontro Pedagógico
Por:
Foto: Erich Macias
No encontro, foram apresentados os princípios educativos e inovações no conteúdo, método e gestão

A Escola em Tempo Integral tem como proposta um currículo que vai além da aprendizagem acadêmica, alcançando outras dimensões na esfera social. O modelo, que visa promover maior envolvimento da comunidade escolar gerando resultados positivos dentro e fora das salas de aula, foi explanado durante o último dia do Encontro Pedagógico para Gestores Escolares na capital.

Para o educador Altemar Santos Vidal, que há 21 anos trabalha pela educação amapaense, a Escola em Tempo Integral será uma oportunidade para estimular os alunos e profissionais envolvidos no projeto inovador, a buscar novos conhecimentos. Aprovado no processo seletivo para o grupo gestor que irá atuar nas escolas que passarão a adotar o ensino integral, ele se diz motivado pelo desafio.

“Fui selecionado para atuar como diretor-adjunto na Escola Estadual José Firmo do Nascimento e estou muito motivado. A educação do ensino médio precisa de mudanças para melhorar a qualidade da educação amapaense”, afirmou.

Vidal é um dos 24 profissionais (entre diretores, diretores-adjuntos e secretários escolares) escolhidos por meio de processo seletivo para atuarem nas oito Escolas em Tempo Integral de Macapá e Santana, a partir deste ano. O curso de capacitação para qualificação desses educadores iniciou-se no dia 22 e termina com a programação do Encontro Pedagógico, na tarde desta sexta-feira, 24, no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Macapá.

Na oportunidade, foram apresentados os princípios educativos que se materializam por meio das inovações em conteúdo, método e gestão. São eles: práticas experimentais, salas temáticas, tecnologia de gestão educacional, aulas de estudo orientado, disciplinas eletivas, aulas de projeto de vida, tutoria, entre outras inovações.

De acordo com a coordenadora da equipe de Implantação de Educação em Tempo Integral (ETI), Carla Beatriz carvalho, a Escola em Tempo Integral mostra evolução nos indicadores educacionais com eficácia comprovada. Segundo dados apresentados durante a palestra, o modelo de ensino já foi capaz de diminuir 90% da evasão escolar, reduzir 40% da reprovação escolar, além de contribuir com a diminuição de 60% da distorção idade X série, em Estados que já possuem Escolas em Tempo Integral.

A Escola em Tempo Integral conta com matriz curricular diferenciada com aulas de língua portuguesa, arte, educação física, inglês, língua estrangeira II (espanhol ou francês), matemática, biologia, física, química, geografia, filosofia, sociologia, estudo orientado, projeto de vida, pós-médio, disciplinas eletivas, práticas experimentais e avaliação semanal.

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