Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 24 de maio de 2017 - 16:00h
Agentes da Segurança Pública participam de treinamento de Defesa Pessoal Policial
A formação é promovida pelo 1º Batalhão de Polícia Militar
Por:
Foto: André Luiz
Outros cursos de formação estão previstos no calendário da instituição.

O 1º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Amapá (PM/AP) dá prosseguimento ao curso de Defesa Pessoal Policial Tática Urbana, que iniciou-se nesta segunda-feira, 23, e segue até a sexta-feira, 26. A capacitação está ocorrendo no Centro de Treinamento SD PM Paulo Cesar Medeiros, localizado nas dependências do Comando Geral da PM.

As aulas ocorrem em dois turnos, com técnicas de uso legal da força, por meio de práticas das artes marciais, preparando os profissionais de segurança pública para utilizar métodos não letais de defesa, controle e imobilização, garantindo assim a integridade física pessoal e do agressor.

Segundo o comandante do 1º Batalhão da PM, tenente-coronel Petrúcio Renato, a finalidade do curso é reunir vários agentes da segurança pública que possuem uma extensa carga de obrigações e necessitam de estudo e treinamento.  

“O controle das situações dependem de vários fatores e percepções, inclusive o estado de ânimo do oponente. É observado se está sob o efeito de álcool ou drogas, riscos oferecidos a terceiros, pontos de fuga e outros. O objetivo é estarmos mais preparados para realizar o trabalho de prevenção”, destacou.

De acordo com o instrutor de Defesa Pessoal da PM do Estado de Pernambuco, subtenente Eneias Melo de Santana, que está ministrando o curso em Macapá, os militares aprendem sobre o uso da legalidade da força e conduta profissional, além de executar treinamentos de queda, amortecimento, rolamento e outras técnicas marciais que incluem judô, aikido, jiu-jitsu.

“A ideia é que o policial bem preparado psicologicamente e tecnicamente possa evitar desdobramentos de situações de forma mais grave. Se podemos imobilizar alguém com uma técnica, não é necessário a utilização de agressões de ambos”.

Participam do treinamento oficiais e praças da PM, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal de Macapá (GCMM) e agentes penitenciários, totalizando 34 alunos. O curso também é em alusão aos 26 anos de existência do 1º Batalhão da PM, comemorado no dia 31 de maio.   

Outros cursos de formação estão previstos no calendário da instituição.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá