Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 24 de julho de 2017 - 16:31h
Estudante da rede estadual ganha bolsa de estudos em universidade nos EUA
Záiton foi aluno da escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, no município de Porto Grande
Por:
Foto: Arquivo/Pessoal
O início do ano letivo na faculdade está previsto para o mês de agosto.

O sonho por uma vida melhor motivou o jovem Záiton Cutrim, 18 anos, a se dedicar aos estudos desde cedo. Aluno da Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, no município de Porto Grande, participou do intercambio Programa Global Citizens of Tomorrow, em 2016, e este ano foi aprovado no curso de Engenharia Civil na Faculdade La Roche, que fica na cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, nos Estados Unidos da América.

Autodidata, aprendeu inglês sozinho, por meio de livros e da internet. Filho de Maria da Conceição Neves da Silva e Raimundo Nonato Martins Cutrim, ele teve uma infância humilde, mas foi nos estudos que descobriu seus sonhos.

“Eu sempre dediquei grande parte do meu tempo para os estudos, pois eu sempre quis fazer faculdade nos EUA e sabia que isso demandaria dedicação absoluta e muito mais esforço”, conta o estudante.                       

No ano de 2016, se inscreveu no Programa Global Citizens of Tomorrow, onde cursou seu último ano do ensino médio na escola Cardinal Wuerl North Catholic High School, junto com a família hospedeira.

Durante sua estadia descobriu a oportunidade de concorrer a uma bolsa de estudos para a faculdade La Roche e não perdeu a oportunidade. “Procuramos a faculdade e lá descobrimos a oportunidade de fazer um teste de equivalência para ver se eu estava no mesmo nível dos alunos americanos e fui aprovado”, destaca o jovem.

A aceitação da faculdade rendeu ao jovem uma bolsa de estudos, onde a faculdade irá custear o valor de U$ 14 mil, e a família hospedeira se ofereceu a pagar o restante do valor da faculdade, por acreditarem nos sonhos de Záiton. “Sempre sonhei em fazer faculdade nos EUA, e essa oportunidade é muito importante para mim, tenho certeza que darei o meu melhor para orgulho das minhas duas famílias”, ressalta.

Ele segue agora nos trâmites burocráticos para a viagem, como retirada de um novo passaporte com a duração do ano em que estará estudando, além de visto e outros detalhes. O início do ano letivo na faculdade está previsto para o mês de agosto.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá