Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 25 de março de 2017 - 20:58h
Ribeirinhos aprimoraram conhecimento sobre manuseio de plantas medicinais
Exposição de produtos naturais produzidos pelo Iepa foi momento de troca de conhecimento
Por:
Foto: Márcio Pinheiro
Governador Waldez participou do encontro que levou conhecimento aos moradores de Mazagão

A união do conhecimento empírico com o científico trouxe aos trabalhadores da Vila Betel, na região do Ariramba, município de Mazagão, maiores oportunidades de crescimento. As palestras e cursos foram ministrados na ação realizada pelo Governo do Amapá, entre os dias 23 e 25. O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) ministrou palestras e orientações sobre o uso racional e seguro de plantas medicinais e produtos naturais aos moradores.

Alonsio Sena é pai de 7 filhos e disse que o momento foi um encontro entre pessoas com conhecimentos diferentes sobre determinadas plantas e troca de ideias. “Criei meus filhos e cuidei deles quando estavam doentes somente à base das plantas medicinais. Hoje aprendi mais formas de manusear essas plantações em meu quintal. É muito bom saber que a palestra nos dá um norte na hora de cuidar da saúde de nossos filhos, pois muitos de nós não temos condições de se deslocar até a cidade em busca de hospital”, declarou.

O Iepa apresentou aos ribeirinhos diversas formas de desenvolver a extensão comunitária dentro da região. Na ocasião, os profissionais apresentaram a técnica de cultura de tecidos vegetais desenvolvida pelo laboratório de biotecnologia.

Danila Araújo e Amanda Almeida são técnicas do Iepa. Para elas, o encontro com a comunidade foi marcado pela troca de conhecimento. “Eles precisavam saber da dosagem certa na hora de medicar seus filhos e até mesmo na hora de se alto medicarem com chás das plantas medicinais, tudo através da palestra. Também aprendemos com eles que as plantas medicinais têm o poder de salvar vidas e que podem fazer parte da saúde da família, desde que usadas de forma racional e segura”, afirmam as palestrantes.

O evento encerrou com exposição de plantas medicinais e produtos naturais produzidos pelo Instituto aos moradores.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá