Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 25 de janeiro de 2017 - 16:49h
Debates e palestras marcam Dia da Visibilidade Trans no Amapá
Programação terá como objetivo ampliar os espaços de debates sobre o tema
Por:

Na próxima segunda-feira, 30, debates e palestras vão marcar o Dia da Visibilidade Trans no Amapá. A data, comemorada nacionalmente no dia 29 de janeiro, marco da luta pela cidadania e respeito às travestis, homens e mulheres trans. A organização do evento é da Secretaria Extraordinária de Política para as Mulheres (SEPM).

A programação terá como objetivo ampliar os espaços de debates sobre o tema, além de conscientizar a população sobre o preconceito e a discriminação contra travestis, transexuais e transgêneros.

Para Silvanda Duarte, secretária da SEPM, a principal demanda do segmento é o reconhecimento por cidadania e acesso aos direitos. O Dia da Visibilidade Trans foi estipulado em 2004, ano considerado um marco para o movimento de travestis e transexuais. Em parceria com o Ministério da Saúde, ativistas representando este público criaram a primeira campanha nacional, com tema “Travesti e respeito: já está na hora dos dois serem vistos juntos. Em casa, na boate, na escola, no trabalho, na vida”.

A partir daí, o dia 29 de janeiro passou a ser reconhecido pela população LGBT como o Dia da Visibilidade Trans. Foi nesta data que travestis, homens e mulheres trans foram recebidas, pela primeira vez, em audiência pelo Ministro da Saúde para falar sobre as dificuldades, conquistas e avançar em reconhecimentos aos direitos humanos dessa população.

PROGRAMAÇÃO

16h: Roda de Conversa com:
•Rilene Mascarenha – Tema: “Saúde Mental para um bom viver na população LBT’S”
•Izadora Canto-Tema “Relacionamentos homoafetivos”.
•Sônia Ribeiro – Tema “Mulheres Trans: Visibilidade e Conquista de Direitos”.

17h: Chá da Tarde

17h30min: Oficina de Auto maquiagem

18h: Consultoria de Moda

18h30min: Encerramento

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá