Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 26 de julho de 2017 - 12:18h
Com reforço na assistência à saúde, Festa de São Tiago transcorre sem ocorrências graves
Mais de 450 atendimentos foram feitos durante os 10 dias mais intensos da festividade
Por:
Foto: Elmano Pantoja
Profissionis revezaram plantões de 24h desde o inicío da festividade, no dia 15, até o ápice, na última terça-feira, 25.

Com a expectativa de um grande público para a 240ª Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, o Governo do Estado do Amapá reforçou a assistência à saúde do dia 15 até o ápice da festa, no dia 25. Durante a festividade, 25 profissionais deram suporte em plantões de 24 horas na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mazagão Velho e na Unidade Mista de Saúde (UMS) na sede do município Mazagão.

A assistência também teve reforço no atendimento de urgência e emergência, com a disponibilidade de quatro ambulâncias, sendo duas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), uma do Corpo de Bombeiros e outra da Prefeitura de Mazagão. Segundo a avaliação da diretora da UMS, Cilene Bahia, tudo ocorreu bem durante os dez dias de plantão.

"No total, contabilizamos mais de 450 atendimentos durante a festividade, sendo que nenhum foi grave. Então, tudo ocorreu bem e, de certa forma, até tranquilo para o fluxo de gente que veio até Mazagão aproveitar a festividade", ressaltou.

De acordo com o médico plantonista Antônio Alves Neto, os atendimentos realizados não tiveram muitas variações. "O atendimento praticamente se concentrou em mal-estar, em virtude do sol, crianças com febre e vômito e, principalmente, pessoas que excederam o consumo de bebida alcoólica, com alteração de pressão", comentou.

Maria Conceição foi uma das pessoas que precisou de assistência. Ela conta que foi até a unidade por sentir dores no joelho. "Participei do percurso do círio e depois andei em todas para as ruas para conhecer a vila. Como já estou com os meus 61 anos, meus joelhos não são mais os mesmos. Comecei a sentir dor e vim até a UBS".

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá