Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 27 de março de 2017 - 20:29h
Reunião trata dos últimos ajustes para os Jogos Escolares
Inscrições seguem até 03 de maio em modalidades olímpicas e paraolímpicas. Alunos devem estar na faixa de idade entre 12 e 17 anos.
Por:
Foto: Maksuel Martins
Gestores e professores puderam esclarecer dúvidas antes de inscrever seus alunos

Na tarde desta segunda-feira, 27, representantes da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e da Secretaria de Estado da Educação (Seed) estiveram reunidos com cerca de 85 pessoas, entre professores e gestores de escolas públicas e privadas, para tratar sobre a edição deste ano dos Jogos Escolares Amapaenses. Os presentes puderam conhecer o regulamento da competição e ainda esclarecer dúvidas com os organizadores.

Os jogos acontecem em etapas municipais, estadual e nacional, sendo que as duas primeiras devem ocorrer até o mês de junho e a nacional está prevista para acontecer entre os meses de agosto e setembro.

As faixas etárias são de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Há categorias individuais e em grupo, em modalidades olímpicas (basquete, vôlei, handebol, futsal, badminton, atletismo, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez) e paraolímpicas (atletismo, golbol, natação tênis de mesa e bocha paraolímpica).

O titular da Coordenadoria de Esporte e Lazer do Amapá (Coel) e responsável pela organização dos Jogos Escolares, Agostinho Lopes, enfatiza que os gestores e professores devem estar atentos ao prazo de inscrições. As fichas com dados pessoais dos alunos devem ser entregues, junto às cópias dos documentos, no Núcleo de Esporte e Rendimento da Sedel.

“As escolas interessadas devem inscrever até dia 03 de maio os seus alunos. É importante que as instituições estejam sensíveis à vontade dos alunos de participarem, pois é indescritível perceber o que estas crianças sentem quando representam a escola, município e quando viajam para fora do estado na etapa nacional”, disse o coordenador, que ainda destacou a alegria dos alunos em praticar os esportes com os quais melhor se identificam e estabelecer uma troca cultural com participantes de outros estados do país, quando seguem para a etapa nacional, agregando valores à sua vida esportiva, escolar e pessoal.

O diretor adjunto da Escola Estadual Jesus de Nazaré esteve presente na reunião e relatou que os alunos da instituição já participaram de edições anteriores do jogos, tanto em modalidades individuais, como judô, quanto coletivas, como futsal, vôlei e basquete. Este ano, o gestor prevê que mais de 30 alunos da escola sejam inscritos. A instituição estabelece critérios para que os alunos participem, como assiduidade, frequência e comportamento.

“É uma excelente oportunidade aos estudantes, visto que o esporte deve fazer parte da educação. Os alunos almejam que chegue a data de início das competições e a gente faz todo um preparo para que os reflexos da participação deles possam ser percebidos dentro e fora da sala de aula. Todos nós ganhamos com isso, vendo a felicidade e mudança de atitudes deles”, enfatizou.

Premiações

Os três primeiros colocados em cada modalidade recebem medalhas e troféus e os professores responsáveis são certificados pela participação.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá