Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 27 de maio de 2017 - 15:35h
Órgãos do governo garantem atendimentos na Ação Global
Diversos serviços foram ofertados a população de forma gratuita nas áreas da saúde, cidadania, segurança e educação
Por: Da Redação .Colaboradores: Alice Valena
Foto: Diego Rairan
Centenas de pessoas foram alcançadas pelos serviços oferecidos pelos órgãos do governo

Responsabilidade social e cidadania caracterizam, mais uma vez, a participação significativa do Governo do Estado do Amapá na Ação Global 2017. O evento ocorre todos os anos, no mês de maio, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a Rede Globo. Nesta edição, os atendimentos foram realizados na Escola do Sesi, Escola Estadual Irmã Santina Rioli e praça Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem.  

Diversos serviços foram ofertados a população de forma gratuita nas áreas da saúde, cidadania, segurança, educação. E, claro, também teve descontração com shows musicais, lanches e brincadeiras para as crianças. Tudo isso para garantir os 53 mil atendimentos previstos pela organização. Além das crianças, jovens e adultos, o pessoal da melhor idade não ficou de fora dos atendimentos ofertados pelos parceiros envolvidos. Eram mais de 200 entidades.

Dentre esses parceiros estava o Super Fácil, com um dos atendimentos mais procurados no dia: emissão da 2ª via da carteira de identidade. Só na parte da manhã a equipe voluntária já tinha contabilizado mais de 700 atendimentos, com previsão de fechar o dia com mais de mil cédulas de identidade a serem entregues. O serviço contempla até a foto 3x4 tirada na hora e orientações para a entrega em trinta dias. O que deixou o vigilante Paulo Afonso Chagas satisfeito. Saiu do trabalho e correu para ser um dos primeiros a ser atendido. “Perdi minha RG e estava com dificuldade de abrir uma conta bancária, e agora só aguardar meu documento novinho”.

Desde cedo era notória a participação de famílias inteiras procurando os atendimentos. Desde mulheres acompanhadas dos esposos sendo atendidas pela equipe do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), até jovens tirando suas dúvidas sobre o programa ID Jovem no posto implantado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv).

Psicólogas, advogadas e assistentes sociais davam informações sobre violência doméstica e conflitos de família, além de orientação sobre planejamento familiar com distribuição de 300 kits com preservativos masculinos e femininos. O que chamou a atenção, foi dona Gladis Nunes, que fez dezenas de tranças na mulherada que compareceu ao evento. “Isso faz parte do nosso projeto. É uma forma de estimular a autoestima da mulher”, aponta a coordenadora do Camuf, Patricia Palheta.

Já na Sevuj, a participação dos jovens foi ativa. Tiveram a oportunidade de se cadastrar no Programa Identidade Jovem (ID Jovem), que proporciona diversos benefícios. Como a jovem de 18 anos, Lorrane Andreia Santos, estudante do 3º ano da Escola Antônio Messias. Ela estava ansiosa pela sua carteira do ID Jovem, pois deseja além da meia passagem, meia entrada em atrações culturais, por exemplo. A Sejuv realizou aproximadamente 100 atendimentos, entre cadastro e emissão de carteiras.

Os jovens não foram só presentes no ponto Sejuv de atendimentos. Alunos da escola Santina Rioli deram um show de responsabilidade social, com seus trabalhos desenvolvidos nas áreas de ciências. Pertencentes ao 8º e 9º anos, a amostra de pesquisas ficou lotada. Coordenados pelo professor de ciências, Aldenir Melo, os trabalhados mostravam desde a conscientização do lixo reciclável com os moradores em volta do Canal do Beirol, até um estudo da Tabela Períódica em Braile.

O maior demanda, sem dúvida, é relacionada à saúde. Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e instituições vinculadas montaram grandes equipes de voluntários. Exames de PSA, para o diagnóstico do câncer de próstata era de responsabilidade do Laboratório Central do Amapá (Lacen).

Aferição de pressão arterial, teste de glicemia e cálculo do índice de massa corporal, pela Coordenação Regional de Saúde. Além de testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite pelo Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT). Além do banco de Leite, que transmitiam informações sobre aleitamento materno e cadastro de doadores.

Outros serviços

O Instituto de Defesa do Consumir do Amapá (Procon-AP) registrou quase 300 atendimentos apenas na parte da manhã. As reclamações mais recorrentes foram lojas, empresas de telefonia móvel e faculdades.

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) orientou sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue chikungunya e Zika.   Além do projeto Farmácia Viva, sobre a conscientização para a preservação do meio ambiente, destacando o acesso aos benefícios da flora medicinal amazônica, fortalecendo o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais, e também levou o planetário Maywaka, que faz apresentações sobre astronomia que simula o céu, sobretudo noturno, de acordo com a data e local de observação, apresentando temas como: viagem espacial no sistema solar enfatizando as fases da lua e os fenômenos do equinócio e solstício. Quem comandou tudo isso, foi o chefe de gabinete do IEPA, Philipe César Cardoso.

300 kits de hipoclorito de sódio foram distribuídos pela Companhia de Agua e Esgoto do Amapá (Caesa), além de orientações sobre o uso consciente da água.

Equipe da Polícia Civil estava presente também na Ação Global com emissão de registros de boletim de ocorrência acerca de objetos furtados e perda de documentos. Era necessário o B.O. para emissão da 2ª via do RG, por exemplo. Também houve demonstrações com cães treinados de raças especiais com demonstração de ataque, proteção, busca de entorpecentes e captura de pessoas.

Práticas esportivas como, futebol, vôlei, futsal e outras modalidades tiveram as orientações de técnicos da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), como forma de estimular o esporte e a diversão, já que o evento atraiu muitas crianças e adolescentes.

Segurança

A Polícia Militar do Amapá garantiu três viaturas e uma guarnição para garantir a ordem e segurança no evento. O Grupo Tático Aéreo (GTA), que além da apresentação ao público presente, monitorou o todo o ambiente.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá