Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 29 de maio de 2017 - 11:56h
Plataforma multimídia vai fomentar aprendizagem em escolas do GEA
Escola Digital ofertará mais de 10 mil recursos interativos entre jogos, vídeos e livros digitais em doze escolas de Macapá e Santana.
Por:
Foto: Erich Macias/SEED
A Escola Digital beneficiará cerca de 11 mil alunos com recursos interativos gratuitos.

Professores, estudantes e gestores escolares da rede estadual de ensino terão acesso a mais de 10 mil ferramentas de aprendizagem por meio da plataforma Escola Digital, lançada nesta segunda-feira, 29, no Palácio do Setentrião. O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, beneficiará cerca de 11 mil alunos com recursos interativos gratuitos.

A Escola Digital atenderá inicialmente doze escolas de Macapá e Santana nos ensinos fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Eles terão acesso a jogos, atividades educativas, vídeos, livros digitais, animações e simuladores que proporcionam mais dinamismo às metodologias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem potencializando a qualidade dos conteúdos.

O governador Waldez Góes frisou que a Escola Digital é uma importante ferramenta no processo de formação de conhecimento. “A tecnologia deve ser usada como estratégia que permite agilidade e foco na troca de conhecimento para o aprendizado do aluno com novas soluções aplicadas”, afirmou.

As escolas participantes foram selecionadas de acordo com a infraestrutura necessária dos laboratórios de informática, além daquelas com projetos inovadores a exemplo da Escola do Novo Saber (Ensino Integral) e Gestão Compartilhada Militar. São elas: Colégio Amapaense, Raimunda Virgolino, Risalva Freitas do Amaral, José Bonifácio, Centro de Estudos Supletivos Professor Paulo Melo, Nilton Balieiro, Esther Virgolino, Raimunda Passos Santos, Mario David Andreazza, em Macapá; e Augusto Antunes, Barroso Tostes e São Paulo, em Santana.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, adiantou que a Escola Digital vai alcançar até 50% da rede estadual de ensino público em 2018. “A educação precisa avançar, por isso vamos expandir o projeto para outras unidades ajudando o aluno a possuir competências socioemocionais para a vida”, frisou.

A Escola Digital pode ser acessada do computador, celular ou tablete de qualquer lugar com oferta de conteúdo multimídia diferenciado. Os alunos poderão, inclusive, ajudar a criar outras ferramentas com temas regionalizados fomentando a identidade cultural amapaense. O Amapá é o quarto da região Norte a implantar o programa, depois de Acre, Amazonas e Estado do Pará.

O estudante Rafael Rabelo, de 15 anos, espera que a Escola Digital leve mais dinamismo à Escola Estadual Professora Raimunda dos Passos Santos, no bairro Novo Horizonte. “A Escola Digital vai melhorar o ensino, assim teremos mais opções de buscar conteúdos disponíveis na internet relacionados com o que aprendemos em sala de aula, e que não encontramos com facilidade em uma biblioteca tradicional”, disse.

Capacitação e suporte

A Escola Digital pretende facilitar o acesso e o uso qualificado de objetos digitais de aprendizagem (ODA) para tornar as práticas dos professores mais dinâmicas, atraentes e interativas. Os educadores terão suporte para facilitar o plano de aula e a execução de atividades educativas, além de poder participar de cursos a distância reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).  Cerca de 500 gestores escolares, coordenadores pedagógicos, além de professores, serão capacitados pelo Núcleo de Tecnologia do Amapá (NTE), inicialmente.

A coordenadora do Projeto Escola Digital, Sarah Faleiros, ressaltou que a plataforma reúne as melhores ferramentas de conteúdo disponíveis na internet. “A Escola Digital é composta por recursos organizados e pensados nas necessidades dos professores e alunos com o objetivo de melhorar a qualidade dos estudos. O acesso permite selecionar o necessário para o planejamento das aulas e aprofundar o que se aprende em sala de aula”, explicou.

Escola Digital

A Escola Digital também é uma rede de colaboração entre secretarias municipais e estaduais de educação que constroem juntas o acervo de objetos digitais, práticas pedagógicas e estratégias para formação dos professores e utilização das tecnologias em sala de aula. Todas elas adaptam a Escola Digital conforme as necessidades de suas redes, alterando layout, conteúdo ou funcionalidades.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá