Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 29 de maio de 2017 - 11:12h
Sema inaugura sala para atendimento do Cadastro Ambiental Rural
Objetivo é dar suporte aos proprietários de imóveis rurais no processo do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Espaço fica localizado no prédio da Sema, em Macapá.
Por:
Foto: Fabíola Gomes
Assim que encerram o cadastramento, produtores recebem um recibo comprovando a inscrição do imóvel no CAR

Com o objetivo de dar suporte aos proprietários de imóveis rurais no processo do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) inaugurou uma sala na instituição para este atendimento. O registro eletrônico é obrigatório e deve ser feito até 31 de dezembro de 2017.

O espaço dispõe de computadores e ponto de internet para a realização do acesso ao sistema do CAR. A sala fica localizada na parte térrea do prédio da Sema, na Avenida Mendonça Furtado, Nº 53, no Centro de Macapá. O atendimento está sendo realizado por uma equipe do CAR composta por 12 técnicos entre servidores da Sema, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Segundo o técnico da Sema, Tasso Figueira, os agricultores possuem dificuldades em acessar o sistema para a realização do cadastro, por isso surgiu a ideia de se montar um espaço para ajudá-los neste serviço. “O atendimento é rápido e o agricultor já sai com o registro do CAR em mãos”, explicou Figueira.

Paralelamente a este trabalho, a equipe do CAR irá fazer um mutirão de atendimento nos municípios do Estado, para atender até mesmo aqueles agricultores que possuem propriedades mais distantes da capital. Além do cadastro dos agricultores, eles farão a delimitação da propriedade da área, requisito indispensável para a conclusão do registro no CAR. A previsão é que as visitas iniciem no mês de julho.

O CAR deve ser feito sob pena de o agricultor não poder acessar o Crédito Rural no ano seguinte. Ele é uma das novidades mais importantes do novo Código Florestal e pode ser feito diretamente pelo endereço eletrônico www.car.gov.br, pelo proprietário ou possuidor do imóvel ou por outra pessoa na responsabilidade de cadastrante, desde que maior de 18 anos.

Ele é um mecanismo que auxiliará a União a promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando ao planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.

De acordo com o último boletim do Ministério do Meio Ambiente (MMA), divulgado em abril de 2017, a Região Norte possui 93,7 milhões de hectares de área cadastrável. No Amapá, já foram cadastrados mais de 2 milhões de hectares de área.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá