Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 30 de março de 2017 - 16:29h
Agricultores são orientados quanto a prevenção de nova doença nas plantações
Virose Estriada da Bananeira foi descoberta no ano passado, em uma plantação no Parque de Exposições da Fazendinha
Por:
Foto: Maksuel Martins
Agricultores foram alertados de que a doença identificada não tem cura

Nesta quinta-feira, 30, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) reuniu agricultores de vários municípios do Amapá para um “Dia de Campo”. O encontro ocorreu no Centro de Difusão de Tecnologia, localizado dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, e teve o objetivo de informar sobre uma doença recém atuante no Amapá: a Virose Estriada da Bananeira, que não tem cura.

A doença transmitida por vírus já foi identificada em outros Estados do país, mas foi descoberta em uma plantação no Amapá em agosto de 2016, dentro do Parque de Exposições da Fazendinha. Há duas formas de disseminação natural da virose: por um inseto hospedeiro chamado de Cochonilha e a segunda e mais comum forma é via extração e posterior plantação de muda contaminada.

Mediante a descoberta, o Rurap reuniu seus técnicos e especialistas de entidades parceiras para ministrar informações e orientações a mais de 30 agricultores oriundos dos municípios de Porto Grande, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes, Itaubal e Maruanum.

Prevenção e sintomas
Na ocasião, os técnicos explicaram que dependendo do clima, os sintomas da doença nas plantas podem ser mais ou menos expressivos. As plantas doentes apresentam-se com manchas escuras em forma de estrias humanas, escurecimento e ressecamento das folhas e frutas apodrecidas. Os rebentos da banana nascem com folha igual a uma lança, comprida e estriada, que não é o padrão da planta. Em outras condições climáticas, pode haver apenas uma leve queima na folha, o que o agricultor já deve perceber.

Por não haver controle da ação do vírus, uma vez contaminada a planta precisa ser eliminada e não deve haver aproveitamento de suas mudas. Não se deve pensar em utilizar produtos químicos para controle da cochonilha.

Segundo o agrônomo extensionista do Rurap, Caio Oliveira, os agricultores precisam estar atentos às suas plantações e conscientizar-se de que a prevenção é a única forma de combater a doença. “Queremos despertar a atenção dos agricultores para este tema. Alertar que se trata de um vírus. Este não tem cura, portanto, a única solução é trabalhar de maneira preventiva. É uma doença que, em três anos, pode levar a morte da planta. Em longo prazo ela vai acabar com o bananal do agricultor, daí a prevenção ser a única forma de combate ao vírus”, frisou.

O agrônomo explica ainda que uma muda sadia não ficará contaminada se plantada no lugar de uma planta doente que foi eliminada, pois o solo não fica contaminado, visto que o vírus morre com a planta. “Trata-se de um parasita obrigatório que só está lá enquanto a planta está viva. Novas mudas, saudáveis, poderão ser plantadas. Entretanto, não há pesquisa ainda, nem a nível mundial, sobre quais plantas são hospedeiras, depósitos naturais deste vírus no ambiente. As vezes a gente mata a bananeira, mas ali ao lado tem um capim”, pontuou.

Próximas ações
Feita esta orientação preliminar aos agricultores, o Rurap pretende percorrer os 16 municípios do estado para disseminar ainda mais as informações e garantir que a doença não se expanda. O Instituto possui 22 sedes no Amapá.

De acordo com o diretor-presidente do Rurap, José Maria Darmasso, o Amapá busca combater perdas de produção e consequentemente de economia. “Hoje a gente percebe que esta cultura da banana voltou a ser uma cultura economicamente viável de se produzir no Amapá. Estamos em fase de elaboração de uma campanha educativa, com o intuito de conscientizar a nossa população principalmente rural, para o risco que esse vírus pode causar para a produção da banana. Precisamos trabalhar nos municípios, principalmente a questão da produção de mudas, para evitar que a doença se prolifere”, destacou o gestor.

Maria Laurete, 52 anos, é agricultora há 16 anos na Colônia Agrícola do Matapi. Atenta a todas as informações prestadas no evento, ela conta que já aproveitou mudas de plantas acometidas por outras doenças, e que a partir de agora não cometerá mais este erro. “É muito importante esse auxílio com palestra e informações sobre uma doença ainda desconhecida, para que possamos nos prevenir da melhor forma possível, pois eu, por exemplo, ainda pegava mudas de plantas doentes e plantava. Agora sei que isto é errado e que devemos examinar as mudas para não ter prejuízos maiores”, comentou.

Agricultor há 5 anos no município de Porto Grande, Valdecir Tridade, produz, além de banana, cupuaçu, açaí e outras frutas. Surpreso com a descoberta da nova doença, ele garante que ficará mais atento ao seu bananal. “Eu não conhecia a doença, mas pelas características que eles explicaram, acho que nas minhas plantações ainda não houve caso de proliferação deste vírus. É muito importante receber este tipo de explicação, por que já ficamos em alerta e mais atentos para, caso venha a ocorrer, não deixar o vírus seguir em frente”, frisou.

Participaram do Dia de Campo, além dos agricultores, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Amapá, Companhia Nacional de Abastecimento no Amapá (Conab), Instituto Estadual de Florestas do Amapá (IEF), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e outras instituições ligadas ao eixo produtivo agrícola do estado.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá