Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 12 de janeiro de 2016 - 15:09h
Sesa alerta sobre possíveis golpes de extorsão em hospitais
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esclarece e alerta aos usuários da rede hospitalar para que fiquem atentos quanto a possíveis golpes de extorsão.
Por: Da Redação
Familiares de pacientes internados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) procuraram nesta segunda-feira, 11, a direção do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) e relataram que um cidadão, se passando por médico, estaria ligando e cobrando dinheiro para a facilitação na realização de exames. O cidadão diz ainda que não reside no Estado e que estaria de partida e que para acelerar os procedimentos é necessário que o paciente deposite uma quantia em dinheiro que varia entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00.

Os familiares foram orientados pela administração do HCAL a registrarem o ocorrido junto à Polícia Civil. Diante de um possível vazamento de informações restritas aos prontuários, a Secretaria irá abrir sindicância interna para apurar se há responsabilidades de profissionais lotados no setor. Havendo confirmação da extorsão, a Sesa tomará as medidas cabíveis junto às Polícias Civil e Federal, como assim já fizeram outros estados, que tiveram vítimas deste tipo de crime.

A Sesa alerta para que os familiares não depositem nenhuma quantia em dinheiro, pois o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobra valores aos usuários para a realização de nenhum tipo de procedimento e qualquer tentativa que use o nome dos hospitais estaduais deve ser denunciada na direção da unidade em que o usuário sofrer o assédio.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá