Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 30 de junho de 2017 - 14:13h
Caravana da Juventude leva emissão de ID Jovem a escola estadual
Ação do governo atendeu mais de 100 jovens na Escola Carmelita do Carmo
Por: Andreza Carolina
Foto: Ascom Sejuv
Marcos Santos foi um dos 127 jovem atendidos pela Caravana da Juventude realizada na Escola Estadual Carmelita do Carmo

Nesta sexta-feira, 30, uma ação social possibilitou a emissão de 127 carteiras ID Jovem na Escola Estadual Carmelita do Carmo, zona sul de Macapá. Foram atendidos alunos da instituição e pessoas da comunidade. A iniciativa faz parte da Caravana da Juventude, uma ação do Governo do Amapá, cujo objetivo é proporcionar o documento aos jovens para que eles tenham acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artísticos e esportivos, além de meia-passagem em transportes intermunicipais.

Um dos beneficiários foi Marcos Santos, 16 anos, aluno da escola Carmelita do Carmo. Ele acredita que o documento é um meio de facilitar o acesso às opções de lazer. “Eu não conhecia o ID Jovem e achei muito interessante a possibilidade de obter a carteira. Pretendo utilizar para ir ao cinema e a shows durante as férias escolares”, explicou.

A gestora da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), Joelma Santos, explica que a escola é a 12ª instituição de ensino amapaense visitada pela Caravana da Juventude. “Antes das 10 horas já havíamos registrado mais de 100 atendimentos. Isso mostra o interesse do jovem em obter o documento que garante benefícios que são necessários para a juventude”, afirma.

ID Jovem

A emissão da carteira é gratuita e pode ser obtida por qualquer jovem entre 15 e 29 anos, com renda de até dois salários mínimos e com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os documentos necessários para obter o benefício são carteira de identidade ou carteira de trabalho, CPF e cartão do programa Bolsa Família.

O cadastro no ID Jovem e a emissão da carteira também podem ser realizados de forma virtual, por meio do site da Caixa Econômica Federal e do aplicativo ID Jovem, disponível para aparelhos com sistema Android, IOS e Windows Phone. Ele permite que o beneficiário emita o seu cartão de forma simples e sem custos. Basta fazer download gratuito do aplicativo e fornecer os dados solicitados. O aplicativo vai gerar um documento de identidade virtual com validação de segurança através de QR Code, que poderá ser utilizado para acessar os benefícios do programa.

Benefícios

Ao obter a Carteira ID, o jovem de baixa renda terá meia-entrada em eventos culturais, esportivos, lazer e entretenimento. Há um limite de 40% do total de ingressos disponíveis. Para acessar o benefício, basta apresentar a ID Jovem no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento, acompanhada sempre de documento oficial com foto.

Outro benefício são as reservas de vagas no transporte interestadual, as empresas devem oferecer duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário para jovens de baixa renda.

Os beneficiários serão, ainda, isentos do pagamento de taxa para emissão de carteira de identidade estudantil.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá