Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 28 de março de 2017 - 14:39h
Projeto busca preservar urnas funerárias encontradas em Mazagão
Audiência na próxima sexta-feira vai tratar sobre o sítio arqueológico e as urnas que contém esqueletos humanos
Por:
Foto: Secom
Achado é resultante de um trabalho de escavação realizado em 2016

O município de Mazagão recebeu na última terça-feira, 21, especialistas do Museu de Arqueologia e Etimologia do Estado do Amapá para realizarem o trabalho de limpeza em 53 urnas que se encontram em um mausoléu no cemitério da região.

A solicitação do serviço surgiu a partir de uma reunião envolvendo a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e representantes da administração municipal e a comunidade. Entre as solicitações e os entendimentos está um melhor armazenamento das urnas para conservação.

De acordo com o gerente do museu de Arqueologia e Etimologia do Estado do Amapá, Adervan Lacerda, a intenção é desenvolver um projeto de museu de arqueologia que envolverá as comunidades que residem próximo aos sítios arqueológicos. Já está em andamento como parte do projeto a capacitação de alunos da Escola Estadual Antonia Silva Santos para que possam conhecer o patrimônio.

“Foram encontrados esqueletos humanos no espaço onde foi construída a primeira igreja no município. O achado é resultante de um trabalho de escavação realizado em 2016 pelo especialista Marcos Albuquerque. As ossadas foram posteriormente colocadas em urnas. A grande quantidade de esqueletos surpreendeu o especialista, já que na época não era tão comum enterrar corpos em áreas de igreja, exceto pessoas ligadas ao sacerdócio”, explicou Advervam.

Na próxima sexta-feira, 31, às 10 horas, será realizada uma audiência pública com diversos órgãos e instituições nas dependências do Centro Comunitário de Mazagão Velho, para decidir encaminhamentos como delimitações do sítio arqueológico e preservação do patrimônio.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá