Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 31 de maio de 2017 - 14:26h
'Batalhão Tigre' completa 26 anos de proteção aos cidadãos da zona sul de Macapá
Uma solenidade homenageou os policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar, que resguarda cerca de 41% da população da capital.
Por:
Foto: André Rodrigues/SECOM
Os policiais foram homenageados com honrarias e medalhas.

O 1º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Amapá (1º BPM/PM-AP), conhecido como “Batalhão Tigre”, celebrou nesta quarta-feira, 31, o aniversário de 26 anos da tropa. A solenidade aconteceu no auditório do Serviço Social da Industria (Sesi) e reuniu familiares e amigos.

Na ocasião, a história da unidade foi destacada e foram entregues aos policiais militares do batalhão placas em homenagem aos relevantes serviços operacionais prestados. Os militares que aguardam a passagem para a reserva remunerada também receberam honrarias e houve a concessão de medalhas de dedicação à Policial Militar, além de elogios conferidos aos destaques e aos colaboradores comunitários.

O lançamento da revista “O pioneiro”, produzida pelos integrantes do batalhão, relatou as operações já realizadas e as estatísticas de redução criminal, sendo mais um veículo criado para a aproximação com o cidadão.

A unidade é responsável pelo policiamento preventivo e ostensivo da zona sul de Macapá, que inclui policiamento a pé, patrulhamento em motocicletas e policiamento escolar e ações como a operação “Ônibus Seguro”. Em sua área de atuação, estão presentes os bairros do Trem, Zerão, Beirol, Santa Inês e uma população estimada em 200 mil pessoas, correspondendo cerca de 41% da população da capital.

De acordo com o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Petrúcio Renato, a unidade conta atualmente com o efetivo em exercício de 180 policiais. Para ele, o momento é de confraternização e reconhecimento para aqueles que exercem, diariamente, o ofício da segurança pública.

“Ao longo de sua história, a unidade tem cumprido missões que lhe são confiadas com eficiência e profissionalismo de todos os integrantes, com o objetivo de servir e proteger o cidadão amapaense cumprindo o seu papel”, destacou.

Na oportunidade, o comandante geral em exercício da PM, coronel Rudiney Barbosa, pontuou a importância da polícia em caminhar ao lado da coletividade. “Todos devemos colaborar diretamente com o Estado no combate à criminalidade em busca do bem comum e do interesse público”, disse.

História

Oriundo do extinto Comando de Policiamento da Capital e do Interior (CPCI), o 1º Batalhão de Polícia Militar foi criado através do Decreto nº 079 de 31 de maio de 1991, tendo como área delimitada ao norte a Avenida Feliciano Coelho e ao sul do distrito de Fazendinha e Igarapé da Fortaleza, ao leste a orla do Rio Amazonas e ao oeste os bairros Buritizal e Novo Buritizal.

Estão em sua área de atuação vários pontos turísticos relevantes: Marco Zero do Equador, Sambódromo, Museu Sacaca, Balneários do Araxá e Fazendinha, entre outros. Eventos de grande porte estão inclusos na responsabilidade da tropa, entre eles, Expofeira, Carnaval, Quadra Junina.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá