O Governo do Amapá promove uma capacitação para profissionais de saúde que trabalham de forma direta ou indireta com vacinação em Macapá. O objetivo é contribuir com a formação dos agentes envolvidos com a prevenção de doenças imunopreveníveis (que podem ser prevenidas com imunização como sarampo e influenza) e ampliar a cobertura das vacinas que imunizam contra essas patologias.
As aulas são presenciais e ocorrem até quinta-feira, 21. Dentre os assuntos tratados, está a vigilância de doenças exantemáticas (é uma erupção geralmente avermelhada que aparece na pele devido à dilatação dos vasos sanguíneos ou inflamação), além de calendário nacional de vacinação, vacinas da covid-19 e eventos adversos após imunização.
A formação será levada para todos os municípios do estado, alcançando não só quem trabalha dentro da sala de vacina, como também enfermeiros e técnicos que realizam o trabalho de saúde preventiva e assistência básica nas unidades de saúde.
“Na capacitação, estamos atendendo todos os profissionais que atuam de forma direta ou indireta com a imunização, como exemplo os trabalhadores que atuam com saúde da família, que devem ter atenção direta com a manutenção da caderneta de vacinação da população atualizada”, frisou Andrea Marvão, chefe da Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).