Logo Amapá
segunda, 23 de janeiro de 2023 - 22:43h - 363
Governador Clécio Luís destaca união em prol da cultura e do desenvolvimento do Amapá durante celebração 253 anos da Vila de Mazagão Velho
Festa com bolo e marabaixo marcou o aniversário do distrito, conhecido pelas manifestações culturais e celebrações religiosas. 
Por: Fabiana Figueiredo
Foto: Gabriel Penha

Ao som de caixas de marabaixo e transbordando alegria, os moradores de Mazagão Velho festejaram os 253 anos de fundação da vila histórica nesta segunda-feira (23). O governador, Clécio Luís, acompanhado do vice, Teles Júnior, secretários e equipe técnica do Estado celebraram a data visitando o distrito e destacando a importância da união para o fortalecimento da cultura amapaense.

Mazagão Velho faz parte da história do Amapá e é conhecida por ter uma comunidade engajada na cultura e nas celebrações religiosas, tendo uma série de festejos ao longo de todo o ano.

"Celebrar esse aniversário é importante para que nós tenhamos a dimensão do que é Mazagão para o Amapá e para o Brasil. Contem comigo assim como vocês têm contado com o senador Davi. Esperem de mim e da minha equipe o melhor. Vamos ter dificuldades, mas vamos superá-las com a união. Nós podemos pensar diferente, mas devemos atuar em consenso para promover a valorização da cultura e do desenvolvimento do Amapá. É unindo esforços que vamos conseguir avançar", pontuou Clécio.

 

A programação contou com translado de urnas funerárias com os restos mortais dos primeiros moradores da vila, missa solene, hasteamento de bandeiras, parabéns e corte de bolos. 

A festa ainda teve apresentações artísticas musicais e de grupos tradicionais, como o Raízes do Marabaixo, do qual Joaquina Jacarandá, de 70 anos, é uma das integrantes. Moradora de Mazagão Velho desde que nasceu, na década de 1950, Joaquina comentou que os investimentos já feitos na vila proporcionaram melhorias para o distrito.

"Eu sentia que a nossa comunidade estava desprezada e, nos últimos anos, houve uma mudança grande. Muitas obras que estavam precisando foram feitas, isso aumentou a autoestima de quem mora aqui. E acredito que esses investimentos continuarão acontecendo, cuidando dos nossos prédios históricos e no suporte aos visitantes", comentou a pioneira.

Também participaram da festividade o senador Davi Alcolumbre, prefeito Dudão Costa, o vice-prefeito José Hosana, e demais autoridades.

Investimentos

Nos últimos 2 anos, Davi destinou mais de R$ 75 milhões para obras no município de Mazagão, onde está localizada a vila de Mazagão Velho. Nesta segunda-feira foram anunciados mais R$ 40 milhões empenhados, que devem ser investidos para construção de casas populares, ginásio poliesportivo, passarelas de concreto e até manutenção de estradas. Com apoio do Estado, a intenção é seguir investindo no município e ajudar a desenvolver o Amapá.

"A presença do governador Clécio aqui, hoje, é a presença do Estado, olhar para as pessoas aqui onde elas estão. Essa relação de cumplicidade institucional, entre o governo, a bancada, a União e os municípios, é fundamental. Essa união fomenta a economia, gera emprego, e consegue fazer as coisas acontecerem. O sentido disso tudo é fortalecer a base que são os municípios e, assim, a gente consegue entregar pra comunidade melhores serviços, políticas públicas de qualidade e, dessa forma, desenvolver o Amapá", afirmou Davi.

O prefeito de Mazagão, Dudão Costa, ressaltou o pedido de união entre os gestores e os moradores.

"Sabemos que a nossa cultura é muito importante. É possível aderir ao modernismo, e manter nossas tradições. Que esse aniversário seja um momento de reflexão para entendermos a necessidade de estarmos unidos. O prefeito precisa do povo e Mazagão precisa aproveitar esse bom tempo político", falou Costa.

Plano de Governo

A gestão de Clécio Luís tem Mazagão Velho como um dos locais cujos investimentos planejados vão ajudar a desenvolver o Amapá. O plano de governo contempla o fomento às manifestações que ocorrem na vila histórica, com incentivo à produção cultural ao longo do ano. O governo vai promover a revitalização urbanística e dos monumentos e equipamentos histórico-culturais de Mazagão Velho.

"Logo nas nossas primeiras semanas de gestão, o Estado disponibilizou o apoio financeiro e logístico para a realização da festa de aniversário, financiando a estrutura, palco, som, gerador, e as apresentações de 8 grupos culturais e mais atrações locais de estilos variados. A secretaria de Cultura segue presente nas celebrações das diferentes manifestações cultural do nosso povo, não somente na Região Metropolitana de Macapá, mas no interior também", descreveu a secretária de Cultura, Clícia Vieira.

Os projetos devem impactar ainda o setor turístico de Mazagão Velho, que tem um calendário de eventos o ano todo. Um dos festejos mais conhecidos é o de São Tiago, realizado em julho, que atrai milhares de turistas e visitantes e movimenta a economia da região.

"A política do governo Clécio não está focada só na capital, mas também inclui os municípios que possuem o turismo como vocação. A gente precisa transformar o potencial de Mazagão Velho em potência, com a criação de produtos turísticos, com o marketing turístico e a capacitação focada na hospedagem e alimentação", falou a secretária de Turismo, Anne Monte.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá