quarta, 29 de setembro de 2021 - 17:10h - 6849
Nova orientação: Vacinas contra covid-19 podem ser aplicadas em conjunto com outros imunizantes
Um nova Nota Técnica do Ministério da Saúde, emitida na terça-feira, 28, recomenda a vacinação conjunta contra covid-19 e outras doenças.
Por: Nathanael Zahlouth
Foto: Nathan Zahlouth
Nova orientação do MS permite a co-administração de vacinas.

Uma nova Nota Técnica foi emitida na terça-feira, 28, pelo Ministério da Saúde (MS). O objetivo é atualizar as orientações referentes a administração das vacinas contra a covid-19 e os demais imunizantes do calendário vacinal.

A principal recomendação aponta que as vacinas que pertencem ao calendário vacinal, disponíveis nas Unidade Básica de Saúde (UBS), podem ser administradas de forma conjunta com o imunizante contra covid-19.

Esta nova orientação foi transmitida pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) para todos os municípios e passa ser válida a partir desta terça-feira, 28. Anteriormente, a orientação era que o intervalo fosse de pelo menos 14 dias entre as vacinas, como era o caso do imunizante contra a influenza.

Para o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, essa nova recomendação permitirá atualizar o calendário vacinal de rotina e ao mesmo tempo aumentar a imunização das pessoas contra a covid-19.

“Poderemos agora atualizar o calendário vacinal e, ao mesmo tempo, vacinar contra a covid-19. Isso facilita ainda mais a imunização da nossa população", ponderou o gestor.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá