sábado, 01 de maio de 2021 - 14:14h - 623
Governador Waldez trata com prefeito de Macapá da agenda de parcerias e investimentos na infraestrutura da capital
São projetos nas áreas de infraestrutura, turismo, pavimentação asfáltica de vias da cidade, entre outras.
Por: Ailton Leite
Foto: José Baía
O governador Waldez Góes em reunião com o prefeito Antônio Furlan

O governador Waldez Góes e o prefeito de Macapá, Antônio Furlan, participaram de um encontro neste sábado, 1º, para dar andamento a agenda de parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura da capital, nas áreas de infraestrutura, turismo, pavimentação asfáltica de vias da cidade, entre outras.

"São agendas que a gente vem tratando desde o início da gestão do prefeito Furlan, mas nos últimos meses tivemos que priorizar o combate à pandemia com ações conjuntas nesse sentido. Agora, que conseguimos um certo controle da pandemia, voltamos a trabalhar de forma mais intensa as outras áreas", enfatizou o governador.

Infraestrutura

Na área de infraestrutura, foi discutido a execução de um convênio assinado com a gestão municipal passada no valor R$ 18 milhões para asfaltamento da cidade. Os recursos serão repassados pelo Governo do Estado e a Prefeitura vai executar as obras, que devem começar no segundo semestre, aproveitando o verão amazônico.

O projeto de Concessão do Serviço de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Amapá (PPI do saneamento) também foi pauta na reunião. O projeto em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prevê R$ 3 bilhões em investimentos para os próximos 35 anos, em todos os 16 municípios do estado.

A participação do município de Macapá no projeto é de extrema importância, pois coloca o estado do Amapá como destaque no projeto, já que é o único do país a ter todos os municípios envolvidos.

Turismo

Foi discutido também o processo de transferência de propriedade do Trapiche Eliezer Levy, um dos pontos turísticos da capital, que deixará de ser administrado pelo Estado, passando a ser de responsabilidade da Prefeitura de Macapá.

O Governo do Estado também vai ceder para o município a área do Macapá Hotel, para que a Prefeitura possa alocar os empreendedores da orla, que vai passar por obras de revitalização.

Servidores

No encontro foi abordado a cessão de servidores, que é uma questão não somente da Prefeitura de Macapá, mas de todos municípios. Será formada uma comissão que deve cuidar desse tema, buscando ajustar um termo de colaboração entre Estado e municípios buscando alinhar e legalizar essa relação.

"Também alinhamos as parcerias no que diz respeito a transferência de recursos para obras em andamento e que dependem de contrapartida do Estado, o que vai garantir a conclusão dessas obras. Importante ressaltar que, estamos trabalhando a licitação do Pier do Santa Inês e da revitalização do canal da Mendonça Junior, obras que vão potencializar ainda mais a frente da cidade", destacou Waldez Góes.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá