O Governo do Amapá prepara a criação de uma nova companhia que levará soluções em internet, energias renováveis, água e esgoto para as comunidades mais isoladas do Amapá. A visão faz parte da nova perspectiva de atuação dos servidores da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), após a concessão do saneamento nas sedes dos 16 municípios ao Consórcio Marco Zero, nesta quinta-feira, 2, por meio de um leilão.
“Nossa estratégia é não deixar ninguém para trás, e esta concessão sai com um resultado que vai viabilizar os investimentos nas comunidades tradicionais, quilombolas, extrativistas, ribeirinhas e indígenas”, explicou o governador Waldez.
Inicialmente batizada como Serviços de Inclusão Digital, Energias Alternativas e Saneamento (Ideas S. A.), a futura empresa pública faz parte do planejamento estratégico para que nenhuma localidade seja desassistida, e que a desigualdade em telecomunicações, energia e saneamento sejam minimizadas em todo o Amapá.
O projeto de lei para criar a Ideas S.A. está em fase de elaboração, por meio de uma comissão formada por representantes da Caesa e do Executivo Estadual, e, em breve, deve seguir para apreciação da Assembleia Legislativa.