sexta, 03 de junho de 2022 - 10:04h - 4145
Refletindo cenário do país, Amapá volta a registrar aumento de casos de covid-19
Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde aponta leve crescimento após semanas de estabilidade.
Por: Rafaela Bittencourt
Durante esta semana, já foram contabilizados 16 novos casos - a semana epidemiológica se encerra todos os sábados.

Os dados apontados no Boletim epidemiológico da última quinta-feira, 2, mostram um leve aumento de casos de Covid-19 no Amapá. O município de Oiapoque, que estava sem registro desde 10 de março, registrou um novo caso da doença.

O aumento é sentido após oito semanas de estabilidade. Durante esta semana, já foram contabilizados 16 novos casos - a semana epidemiológica se encerra todos os sábados.

"Este é um cenário que pede cautela, uma vez que também voltamos a registrar internações. Só a capital do Estado apresentou nove novos casos da doença nesta quinta-feira, além de aumentar o número de suspeitos da doença", explica a gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/AP), Solange Sacramento.

O aumento segue o ritmo do cenário nacional, de acordo com a secretária adjunta de Enfrentamento ao Covid-19, Maracy Andrade.

"De abril a maio, houve um aumento de 78% no número de casos a nível nacional, mas aqui no Amapá, o aumento visto não é expressivo. Isso pode ser dito pela baixa procura por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e baixo número de internações, contudo o Governo do Estado está em alerta e monitorando esses dados, além de implementar novas estratégias de avanço da vacinação", explica.
Estratégias de prevenção  

Nesta quinta-feira, 2, o Governo do Amapá lançou o programa Vacina em que leva as campanhas de vacinação contra a covid-19, sarampo e influenza de casa em casa, inicialmente, em Macapá e Santana. O objetivo é elevar as coberturas vacinais no Estado para contenção das doenças.

O novo decreto do Estado, lançado na terça-feira, 31, trouxe as medidas de proteção necessárias para a manutenção do cuidado contra a pandemia: uso facultativo de máscaras em ambientes abertos e fechados e a obrigatoriedade em ambientes hospitalares e escolas, por serem áreas de risco ou baixa cobertura vacinal.

Covid-19 no Amapá

De acordo com o último boletim epidemiológico, o Amapá soma, desde o início da pandemia, 160.437 casos de Covid-19. Cinco casos seguem em investigação laboratorial.

Atualmente, 4 internações pela doença foram registradas no Estado, o que representa ocupação de 4,7%, considerando a rede pública e privada.

No Amapá, a população vacinável é de 781.594 pessoas. Deste total, até a última atualização, 73,05% receberam a primeira dose da vacina e 78,67% foram imunizadas com a 2ª dose, dose única, dose de reforço e adicional.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá