quarta, 04 de agosto de 2021 - 15:17h - 4303
Hemoap realiza ação de saúde com incentivo à doação de sangue e vacinação
A ação ocorre nos dias 4 e 5. Serão ofertadas 200 doses de vacina para o público adulto com idade entre 20 a 59 anos.
Por: Karla Santos
Foto: Karla Santos
Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Nesta quarta-feira, 4, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) deu início a uma ação voltada ao incentivo da doação de sangue. A programação, que está ocorrendo no Bioparque da Amazônia, conta com agendamento para doação de sangue no Hemocentro e imunização contra influenza, sarampo, caxumba e rubéola.

Serão ofertadas 200 doses de vacina durante os dois dias da ação para o público adulto com idade entre 20 a 59 anos. Para se vacinar é necessário apresentar carteira de vacinação, cartão do SUS ou CPF. A ação ocorre das 9h às 12h.

De acordo com a diretora do Hemoap, Ruimarisa Martins, a ação se fez necessária após o serviço de captação de doadores verificar a queda constante no quantitativo de doações e baixa frequência de novos doadores voluntários.

"Com base nos dados dos hemocentros do país, o que verificamos é uma queda geral no Brasil inteiro, pelo menos durante os últimos 4 anos. Aqui em Macapá, por exemplo, temos 16 doadores para cada 1.000 habitantes, enquanto o ideal seria, no mínimo, 30 doadores", afirma a diretora.

Para Luiza Rodrigues, servidora pública de 54 anos, a ação de saúde ofertada pelo Hemoap é fundamental para a população residente nos arredores do Bioparque.

"Aproveitei para colocar em dia as vacinas atrasadas e agendar minha doação. É importante doar sempre que possível. Não tenho ideia de quem receberá meu sangue, mas saber que alguém vai receber já me deixa feliz", afirma a servidora.

 

Estoque do Hemoap e critérios para doar sangue

Atualmente o estoque está baixo para as tipagens O+ e A+, mas o hemocentro reforça a importância da doação de todos os tipos sanguíneos.

Para ser doador apto, é preciso pesar acima de 50 kg; estar em boas condições de saúde; ter idade entre 16 e 69 anos; não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias e não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias. É indispensável estar descansado e bem alimentado antes da doação.

Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. A pessoa só é classificada como apta ou não para doar sangue após uma triagem clínica que consiste em um questionário sobre a saúde e vida do possível doador.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá