Duas startups do Amapá foram selecionadas para participarem do programa InovAtiva Brasil, que é realizado pelo Ministério da Economia e pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As startups “Cuide+”, na área da saúde, e “Nutea”, área da tecnologia da informação e comunicação, foram as selecionadas pelo programa nacional. Elas tiveram seus projetos desenvolvidos na última edição do Centelha Amapá, realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap).
O InovAtiva, que é o maior programa de aceleração da América Latina, tem o objetivo de oferecer um processo de aceleração gratuito e aberto a startups de qualquer lugar do Brasil. Ele oferece mentoria, capacitação e conexão para startups (negócios inovadores de base tecnológica e/ou com modelo de negócios inovador e escalável) de qualquer setor da economia.
Para o idealizador da Cuide+, Darci Junior, a participação no Centelha foi fundamental para a formulação do projeto que busca conectar profissionais e clínicas a procedimentos e serviços de saúde.
“O Centelha Amapá foi o grande propulsor para o desenvolvimento do aplicativo e da nossa empresa, desde a questão de fomento até as capacitações. O objetivo do projeto é ajudar a evitar agravos de saúde e gerar um aumento da qualidade de vida do usuário devido a praticidade, segurança, comodidade e flexibilidade na prestação de serviços e procedimentos de saúde. Além disso, vai promover renda para os profissionais e clinicas que estiverem na plataforma”, explicou Darci Junior.
A segunda startup selecionada foi a Nutea, que se dedica na criação de aplicativo para que as pessoas com deficiência possam usufruir de espaços culturais de Macapá, como explica um dos sócios do empreendimento Flávio Gonçalves, que também é responsável pelo setor de arte e tecnologia.
“Quando aprovamos o projeto no edital Centelha, tivemos o acompanhamento e formação disponibilizados pelo programa. Com o pensamento de ampliação de horizontes, resolvemos arriscar na elaboração de uma proposta para o edital InovAtiva Brasil. Apostamos, antes de mais nada, no talento que emerge da Região Norte e de nosso estado do Amapá, nos colocando em meio a tantas outras startups das diversas regiões do país, na busca pela certificação através do selo InovAtiva, que possibilitará a abertura de portas para nosso negócio que acaba de acender a sua centelha”, destacou Flávio Gonçalves.
A diretora-presidente da Fapeap, Mary Guedes, explica que o Centelha foi implantado no Amapá para estimular a criação de empreendimentos inovadores e principalmente disseminar a cultura empreendedora aqui no estado.
“Hoje o programa Centelha conta com 15 empresas que surgiram a partir de ideias inovadoras e que já estão no mercado, desenvolvendo seus produtos e aperfeiçoando as suas tecnologias. Entre essas 15, duas foram selecionadas pelo InovaAtiva Brasil como empresas com maior potencial inovador em todo o país. Por esse motivo ficamos felizes em saber da participação neste que é o maior programa de aceleração da América Latina”, enfatizou a diretora-presidente da Fapeap.
Mais informações sobre o programa podem ser acessadas em: www.inovativabrasil.com.br.
Sobre o programa
O InovAtiva Brasil, realizado pelo Ministério da Economia e pelo Sebrae, com execução pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), tem por objetivo oferecer um programa de aceleração gratuito e aberto a startups de qualquer lugar do Brasil.