domingo, 07 de novembro de 2021 - 14:40h - 8535
Governo leva ações de saúde e cidadania e mais 120 mil litros de água potável para o Bailique
Atendimentos como consultas médicas e emissão de documentos serão ofertados na Escola Bosque, na Vila Progresso, até terça-feira,9.
Por: Nathacha Dantas
Balsa partiu para o Bailique na madrugada deste domingo, 7.

Já estão a caminho do Arquipélago do Bailique, a 180km de Macapá, equipes do Governo especializadas nas áreas da saúde e serviço social, além de mais 120 mil litros de água para atender aos moradores da localidade. A balsa partiu na madrugada de domingo, 7.

Desde o fim de outubro, o Estado já enviou 420 mil litros de água para o distrito impactado pelos fenômenos naturais de salinização da água do rio Amazonas e das Terras Caídas.

Para oferecer as ações de saúde, serão 70 profissionais do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Amapá (Cerpis), Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Centro de Reabilitação do Amapá (Creap), Superfácil, Corpo de Bombeiros (CBM), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).

Entre os trabalhadores, estão médicos, enfermeiros e psicólogos. Todos os atendimentos serão feitos na Escola Bosque, na Vila Progresso, até terça-feira,9.

“Faremos uma varredura vacinal e testagem rápida em massa de covid-19. As equipes especializadas farão o agendamento para atendimento, em Macapá, de procedimentos como mamografia, PCCU,do Programa Mais Visão, entre outros”, explicou, Edineth Vendrusculo , secretária-adjunta de Saúde.

Entre os serviços estão:

  • Emissão de Carteira de Identidade primeira e segunda via;
  • Emissão de CPF segunda via;
  • Emissão de Cartão do SUS primeira e segunda via;
  • INSS - atendimentos e orientações sobre os benefícios;
  • Consulta médica: pediatra, clínico geral;
  • Consulta de enfermagem;
  • Consulta com psicólogo;
  • Consulta com nutricionista;
  • Atendimento com fisioterapeuta;
  • Atendimento com técnico em saúde bucal;
  • Triagem do Mais Visão.

Além desses serviços, o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) fará atendimento para cadastro de prótese, órtese, aparelho auditivo, bolsas de colostomia, avaliação fisioterapêutica para liberação de muleta, protetor de calcanhar, protetor de joanete, joelheira, entre outros.

Estação de Tratamento de Água

Também está a caminho do arquipélago a Estação de Tratamento de Água que vai reforçar a filtragem dos 120 mil litros do produto potável, além de tratar água captada de pontos próximos ao Bailique que ainda não foram atingidos pela salinização.

O governo providencia, ainda, a aquisição de 2,2 mil caixas d’água de dois mil litros para cada família e 9 pesquisadores estão na localidade levantando informações para construção e captação de água através de poço profundo.

Terras Caídas

O avanço do mar sobre os leitos dos rios causa a salinização da água na região e é agravado pela estiagem deste ano. A situação é monitorada pelas equipes do Governo do Estado junto de outro fenômeno chamado “terras caídas”.

O fenômeno é caracterizado pela erosão das margens dos rios, que provoca o avanço de sedimentos da margem para os leitos de água e o desmoronamento do solo, ameaçando também a integridade de estruturas, como casas e edificações públicas.

Desde 2015 um grupo de trabalho permanente é comandado pela Defesa Civil do Amapá, que junto de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa) e outras instituições, realizam estudos e prestam assistência à população da região afetada.

Fotos georreferenciadas

A Defesa Civil do Estado e o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) conduzem um trabalho de fotos georreferenciadas das comunidades para levantar informações sobre como as estruturas do arquipélago têm sido afetadas pelos fenômenos da erosão (Terras Caídas) e a salinização.

Este registro inclui dados precisos de localização geográfica. O levantamento será fundamental para desenvolver novas políticas públicas voltadas para o Bailique, de acordo com as mudanças que a região atravessa.

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá