Logo Amapá
sexta, 11 de novembro de 2022 - 13:23h - 1635
COP-27: Amapá apresenta projeto de criação do maior parque metropolitano do mundo
Com área equivalente à da Lituânia, Amaparque pode se tornar o primeiro sítio Ramsar do Brasil.
Por: Andreza Teixeira .Colaboradores: Andreza Teixeira
Amapá defendeu a criação do espaço durante a COP-27, no Egito.

O Governo do Amapá apresentou nesta sexta, 11, durante a Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP-27), o projeto de criação do Amaparque, uma grande área de conservação para lazer, práticas esportivas e contemplação da natureza. 

A proposta é que o local tenha cerca de 6,5 mil hectares, o equivalente à área da Lituânia ou do Sri Lanka, tornando-se o maior parque metropolitano do mundo.

A iniciativa pretende recuperar a bacia hidrográfica do Igarapé da Fortaleza, uma das principais áreas de ressaca da Região Metropolitana de Macapá e Santana, com atenção especial à Lagoa dos Índios. Nos dois municípios vivem 660 mil pessoas, dois terços de toda a população do Estado.

Com este projeto, o Amapá poderá ter um Sítio Ramsar, que compreende a uma área úmida de relevância ecológica Internacional com reconhecimento pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A iniciativa de criação do parque está de acordo com a Nova Economia do Amapá, que busca o desenvolvimento econômico respeitando o meio ambiente e oportunizando qualidade de vida. Os secretários de Planejamento do Amapá, Eduardo Tavares, e de Meio Ambiente, Joel Nogueira,apresentaram a proposta.

“Ao final, queremos uma grande área de conservação e lazer, com espaços educativos e dê contemplação”, disse Tavares.

O projeto está em fase de estudos técnicos que vão apresentar um diagnóstico com informações sobre o solo, relevo, geologia, água e clima, fauna, flora, serviços ecossistêmicos; socioeconomia e possibilidades uso público.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá