terça, 12 de abril de 2022 - 14:27h - 1813
Ação do Governo aplica mais de 8 mil vacinas em Macapá e Santana
O serviço foi ofertado para a comunidade escolar e o público externo em escolas estaduais. Contra a covid-19 foram feitos mais de 50% dos atendimentos.
Por: Rafaela Bittencourt
Foto: Jesiel Braga
Ação ofertou vacinas contra a covid-19 e também a tríplice viral, meningo ACWY e HPV.

Como estratégia para ampliar a imunização da população, o Governo do Amapá realizou ação de vacinação em 70 escolas estaduais de Macapá e Santana, no total foram aplicadas 8.512 mil vacinas, entre as de tríplice viral, meningo ACWY, HPV e Covid-19 - incluindo crianças de 5 a 11 anos.

LEIA MAIS: Volta às Aulas: Governo oferta vacinação nas escolas estaduais de Macapá e Santana

A ação foi voltada à comunidade escolar e os pais tiveram que assinar autorização para a vacinação, porém, o público externo também foi atendido. Somente contra a covid-19, foram 5.673 doses aplicadas, isso é mais de 50% dos atendimentos feitos.

A ação foi realizada pela equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP) e a Secretaria de Educação do Amapá (Seed).

"Essa foi uma maneira para aumentar a vacinação, principalmente, entre as crianças, que ainda possuem pouca cobertura vacinal contra a covid e estão retornando para a escola. Tivemos uma boa adesão da população, e esse é o meio mais eficaz de vencer a pandemia”, explica Angélica Oliveira, coordenadora da Unidade de Imunobiológicos do Amapá.

 

As equipes que atuaram nas escolas, agora seguem um novo cronograma. Desde o dia 11 de abril, estão no município de Santana, ofertando vacinas da tríplice viral, covid-19 e também da Influenza, em apoio a campanha nacional iniciada este mês.

Nesta terça-feira, 12, o atendimento acontece no Hospital Estadual de Santana, e os supermercados Fortaleza e Santa Lúcia, no horário de 9h às 17h.

Vacinas para cada público

A vacina contra a influenza é destinada, neste momento, somente para idosos a partir de 60 anos de idade.

A tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, é destinada ao público de 6 meses até 59 anos, porém, neste momento, o atendimento é voltado para profissionais da saúde, que devem comprovar o vínculo empregatício na área por meio de declaração, contracheque ou carteira de trabalho.

O profissional de 18 a 29 anos, toma duas doses de vacina com intervalo de 30 dias, já os entre 30 e 59 anos, tomam apenas a dose de reforço.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá