Durante a semana, a equipe do Governo do Estado recebeu duas menções honrosas pelo “Serviço de Destaque” realizado durante a pandemia de covid-19. As menções foram feitas pelo Governo Federal durante a Reunião Nacional de Síndromes Gripais e Avaliação das Ações de Vigilância no Período da Pandemia, que ocorreu em Brasília de 7 a 9 de novembro.
As equipes do Laboratório Central do Amapá (Lacen) e da Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-AP) receberam o reconhecimento por todo trabalho desenvolvido durante a maior emergência em saúde pública enfrentada neste século.
Além do reconhecimento, a reunião resultou em encaminhamentos para os estados, como o de expansão e reforço das ações de vigilância de síndromes gripais e respiratórias agudas graves, por conta do risco de surgimento de novas sub variantes da covid-19.
“Além disso, foi proposto que cada estado discuta com os municípios sobre as ações que devem ser mantidas para garantir o controle da circulação do vírus e aumentar as coberturas vacinais, sobretudo nos novos grupos que são atendidos a cada avanço do plano nacional de imunização”, explica o coordenador de Doenças Transmissíveis da SVS-AP, João Farias.
Além disso, foi debatida a importância da testagem para monitorar a circulação das doenças, mesmo com a estabilização de indicadores da pandemia no país.
“No Amapá, estamos entrando no período de sazonalidade com chuvas e aumento da circulação de vírus respiratórios, o que aumenta também a necessidade de manter a testagem da população para poder acompanhar esse cenário que já é esperado, por isso que esse diálogo é para todos”, complementa a gerente do Laboratório de Biologia Molecular, Márcia Cavalcante.