sexta, 13 de maio de 2022 - 10:11h - 717
Governo do Amapá inicia construção do 2º Plano Estadual de Políticas para Mulheres
Foram três dias de estudos e enriquecimento Objetivo é formatar o Plano Estadual junto com os 16 municípios até o final do ano.
Por: Alice Valena
Foto: Ascom/SEPM
Luciana Soares, especialista em planejamento estratégico, feminista, veio ao Amapá contribuir na construção do plano

Três dias de estudos e enriquecimento para a equipe técnica da Secretaria de Estado de Política para Mulheres (Sepm), com o início da construção do 2º Plano Estadual de Políticas para Mulheres do Amapá. O objetivo do Governo do Amapá é consolidar o plano e pactuar com os 16 municípios do estado, os comprometendo em combate à violência contra a mulher, implementando políticas públicas efetivas nos âmbitos da saúde, educação, direitos sociais, empreendedorismo, entre outros, ressaltando a igualdade entre homens e mulheres.

A convite da gestão, Luciana Soares, estrategista digital da Secretaria de Estado da Comunicação do Maranhão, especialista em planejamento estratégico, feminista, além de Founder e CEO de uma agência de comunicação, veio contribuir para essa empreitada:

“Estou aqui a convite do Governo do Amapá, que faz parte do Consórcio da Amazônia Legal, trazendo minha experiência na elaboração do III Plano Estadual de Políticas para Mulheres do Maranhão, para ajudar na elaboração deste segundo plano e destacar os eixos principais e pautas específicas”, destacou a consultora.

Na capacitação, foram apresentados conceitos de políticas públicas, mulheres e suas especificidades, mulheres na história geral, além de planejamento estratégico. Também eixos principais a serem abordados e a forma do próprio texto do 2º Plano Estadual de Políticas para Mulheres, com grupos formados pelas gerências da Sepm, representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher no Amapá (Cedimap) e sociedade civil organizada.

Os grupos também foram instituídos e divididos sobretudo para quem vai coordenar e trabalhar em cada tema, a partir do mapeamento de toda a política de governo, e ações da Sepm. Ressaltando que o primeiro Plano Estadual foi formatado em 2010.

Para a secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Renata Apostolo Santana, a elaboração do 2º Plano Estadual de Políticas para Mulheres do Amapá será um marco na condução das políticas públicas amapaenses para as mulheres:

“Participamos da entrega do 3º Plano de Políticas para Mulheres do Maranhão e trouxemos esta experiência para esta pauta imprescindível. Esperamos dentro do nosso cronograma, até setembro, entregar mais este feito às mulheres do Amapá, depois de 12 anos”, pontua a gestora da pasta.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá