Para encerrar a Semana da Enfermagem, estudantes e profissionais de saúde visitaram as dependências da Central de Regulação do Amapá, nesta sexta-feira, 13. Na ocasião, foram apresentadas as áreas operacionais e os processos diários da Regulação.
Durante a programação alusiva ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, tiveram oficinas, palestras e experiência prática para estudantes e profissionais.
A acadêmica de enfermagem, Wane Assis, explica a necessidade de estar vivenciando e conhecendo de perto o trabalho da Central.
“Eu não tinha nenhuma informação sobre como funciona a regulação, então, é extremamente importante para estarmos bem informados, assim, compreendo o caminho de um paciente dentro do sistema público e como o Estado trabalha para prestar a melhor assistência”, diz a estudante.
A técnica da coordenação da Central de Regulação, Yurika Santos, ressalta que o contato com as vivencias da Regulação, oferece mais conhecimento e experiência a esse público.
“A regulação teve uma implementação recente e possuía um acesso limitado das pessoas em geral, então estamos tentando aproximar tanto o profissional de saúde, como o estudante, para saber como funciona por completo as nossas áreas operacionais”, afirma a técnica.
Central de Regulação do Amapá
O prédio inaugurado em março deste ano, está localizado no bairro Pacoval, em Macapá. A Central proporciona atendimentos com maior agilidade e transparência para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e órgãos de controle no acompanhamento das filas de espera, disponibilização de vagas e andamento dos processos. O local funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, com médicos e enfermeiros reguladores, que atendem toda a demanda regulatória do Estado.