sexta, 13 de agosto de 2021 - 20:07h - 12919
Governo do Estado confirma mais um tripulante com covid-19 em navio estrangeiro
Da tripulação, composta por 21 pessoas, 18 estão com o vírus. Eles são diariamente monitorados pela SVS.
Por: Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marcelo Guido
Foto: Ascom SVS
O diagnóstico foi obtido após exame PT-PCR feito pelo Lacen nos quatro tripulantes que estavam negativados na primeira testagem.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) confirma nesta sexta-feira, 17, mais um tripulante com covid-19 no navio Mandarian Dalian, ancorado em Macapá. Com isto, já são 18 dos 21 tripulantes confirmados com o vírus. A embarcação é diariamente monitorada por técnicos da SVS.

O diagnóstico foi obtido após exame PT-PCR feito pelo Laboratório Central do Amapá (Lacen) nos quatro tripulantes que estavam negativados na primeira testagem. Apenas um deles, que apresentou sintomas, teve resultado positivo.

Sob monitoramento da SVS, o passageiro foi autorizado a receber atendimento da rede de assistência em saúde de Macapá, O tripulante foi submetido à tomografia computadorizada e, após avaliação clínica, foi liberado para retornar à embarcação, pois não apresenta sinais de agravamento. Ele será monitorado via tele saúde, assim como os demais pacientes do navio.

LEIA MAIS: Equipes do Governo do Amapá fiscalizam isolamento de tripulação com Covid em navio

Protocolo e rede estadual

Pelo protocolo estabelecido entre Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Governo do Amapá, por meio da SVS, uma rede de atendimento foi criada para auxiliar pacientes de regiões de fora do estado com suspeita
de terem contraído outras variantes do novo coronavírus.

O Centro Covid HU, referência no atendimento a covid no Amapá, mantido pelo estado, mantém uma área de isolamento para as internações onde é preservado o controle de circulação do vírus e a segurança sanitária de servidores e pacientes de outras alas.

As amostras dos exames são enviadas para o Instituto Evandro Chagas em Belém do Pará, para investigações laboratoriais sobre possíveis variantes.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá