quinta, 14 de outubro de 2021 - 01:23h - 608
Estratégias do Governo do Amapá garantem mais controle e segurança no sistema penitenciário
Reforço na fiscalização resultou nesta quarta-feira, 13, em apreensão de 2 quilos de drogas e celulares.
Por: Da Redação
O material, que estava preso a um vergalhão, foi encontrado dentro de uma tubulação de esgoto na área externa do Iapen.

As estratégias adotadas pelo Governo do Estado reforçam o controle e a segurança no Instituto de Administração Penitenciário do Amapá (Iapen), com a desarticulação de lideranças de organizações criminosas e a intensificação de fiscalizações dentro e fora do presídio.

Nesta quarta-feira, 18, policiais penais identificaram garrafas pets recheadas com dois quilos drogas (maconha, cocaína e crack), celulares, fones de ouvido, carregadores, remédio, um relógio, bicarbonato de sódio e bebida alcoólica. O material, que estava preso a um vergalhão, foi encontrado dentro de uma tubulação de esgoto na área externa do complexo penitenciário. A apreensão ocorreu durante uma ronda.

Essa ação segue as estratégias da Segurança Pública para inibir a criminalidade dentro do sistema penitenciário e também contribuir com o combate ao crime organizado no Amapá, como explica o diretor-presidente do Iapen, Lucivaldo Costa.

"Umas das nossas principais estratégias é evitar que lideranças de organizações criminosas tenham acesso a comunicação através de celulares dentro do complexo do Iapen. Inclusive, 12 detentos considerados líderes de faccões foram transferidos para um pavilhão especial recém-construído", explicou o gestor.

Novo pavilhão

O Governo do Amapá transferiu 12 detentos do Iapen para um novo pavilhão que segue os conceitos mais modernos em segurança prisional e possibilita maior controle por parte dos policiais penais. A proposta é limitar a comunicação de lideranças com o meio externo para evitar o comando de ações delituosas de dentro do presídio.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá