sábado, 16 de outubro de 2021 - 14:56h - 2003
Governo coordena Dia D de Multivacinação para crianças e adolescentes neste sábado, 16
Ação tem como foco nas pessoas de até 15 anos com vacinas em atraso.
Por: Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marcelo Guido
Foto: Nathan Zahlouth
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) já abasteceu todos os municípios com os imunizantes.

O Governo do Amapá coordena o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para Crianças e Adolescentes que acontece neste sábado, 16, em todos os municípios. A ação faz parte do calendário nacional de imunização e tem como público-alvo pessoas de até 15 anos de idade que estão com alguma vacina atrasada.

Estão disponíveis imunizantes como a Vacina Oral Poliomielite (VOP), Meningo ACWY, tríplice viral e vacinas contra influenza e HPV. Todos normalmente são ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's). O Governo ainda tem um ponto específico de vacinação que funciona das 8h às 17h na Escola Maria Neusa do Carmo, localizada no bairro Jardim Felicidade, zona norte de Macapá.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) abasteceu todos os municípios com os imunizantes. As prefeituras são responsáveis pela ação que ocorre dentro das salas de vacina de cada cidade.

"É importante ter o calendário atualizado das vacinas, ainda mais em meio à pandemia, precisamos evitar que doenças oportunistas voltem a aparecer no nosso estado. Ter as vacinas em dia é a melhor estratégia!", manifestou Dorinaldo Malafaia superintendente da SVS no Amapá. 

Os pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças e adolescentes para a imunização. É obrigatória a apresentação do documento de identidade e do cartão de vacinação. 

Crianças protegidas


A estudante Déborah Lorrane aproveitou o sábado para atualizar as vacinas do enteado Apollo, 11 anos, que recebeu as vacinas contra influenza, HPV, Tríplice Viral e Meningo ACWY.

“É um alívio atualizar as vacinas do Apollo! É bom aproveitar o sábado, porque durante a semana é muito corrido”, afirmou Déborah.

Os pais da estudante Bruna Carneiro, de apenas 11 anos, a levaram para atualizar a carteira de vacina. A menina já entende a importância do ato.

“Vale à pena, dói só um pouquinho, mas a gente precisa da vacina no braço!”, disse a criança.

A autônoma Edilma Ribeiro, 45 anos, levou as duas filhas e aproveitou para atualizar a própria caderneta vacinal.

“É muito importante prevenir as doenças, por isso sempre temos que atualizar o cartão da criança! Além de imunizar as meninas, aproveitei o sábado para atualizar as minhas vacinas também, pois elas estavam atrasadas”, afirmou Edilma.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá