terça, 15 de junho de 2021 - 13:06h - 2366
Governo do Amapá entrega novos ambientes às escolas visando retorno gradual das aulas
São salas de planejamento estratégico para elaboração de estratégias inovadoras em 60 escolas de Macapá e Santana e mais 40 estão sendo construídas.
Por: Jorge Abreu
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Governador Waldez Góes realizou visita técnica nas escolas Antônio Cordeiro Pontes e Marly Maria e Souza da Silva.

A Educação foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia e para o retorno das aulas presenciais está em andamento um planejamento específico, além do avanço da imunização dos profissionais envolvidos. Nesse contexto, o Governo do Amapá foca nas ações voltadas para este segmento.

Nesta terça-feira, 15, o governador Waldez Góes visitou mais duas escolas em Macapá que concluíram as salas de planejamento pedagógico, criadas para reforçar a elaboração de estratégias, compartilhamento de experiências entre coordenação e professores, análises de medidas adotadas, além de muitas outras funções.

“Esta sala é para o engajamento dos profissionais da educação e readaptação de uma nova realidade, assim entender o novo processo de retomada gradativa de aulas presenciais. Esse é o nosso desafio da construção do conhecimento”, disse.

Os novos ambientes contam com computadores, acesso à internet, bloco de cavalete, projetor e tela de projeção, mesas e cadeiras compartilhadas, além de painéis para visualização das metas, indicadores e principais informações da escola. Em Macapá e Santana, 60 escolas já contam com o espaço e mais 40 estão sendo feitos.

Para a coordenadora pedagógica, Maria Joelma da Silva, o espaço será fundamental para o crescimento profissional dos educadores da Escola Estadual Prof.ª Marly Maria e Souza da Silva, localizada no conjunto habitacional Macapaba, na zona norte.

“A partir da pandemia, muitas coisas mudaram dentro da escola. Nós aprendemos a utilizar mais os meios tecnológicos e tivemos que adotar novas estratégias para trabalhar com os professores e alunos. Então essa sala vem para melhorar o nosso compartilhamento, troca de experiências, cooperação e análise”, destacou.

Confiante na evolução do trabalho neste período mais desafiador para a educação, o professor Manoel da Luz Fael Filho poderá agora planejar as aulas em um ambiente específico e equipado na Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes.

“Esta sala é fundamental para o nosso planejamento sobre o direcionamento para onde a Educação deve andar. Será o norte para a linha mais adequada que devemos seguir e isso vai resultar em sucesso da nossa tarefa”, frisou.

Ampliação da cobertura vacinal

O Amapá tem recebido uma quantidade significativa de vacinas contra a covid-19 nas últimas semanas. Nesse cenário, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) planeja o retorno seguro e gradual das aulas presenciais para o segundo semestre de 2021.

Com mais vacinas, é possível avançar na imunização dos profissionais da educação – todas as prefeituras estão autorizadas a vacinar professores, merendeiras e demais trabalhadores desse setor.

Atualmente o Governo do Estado destinou parte das doses das vacinas Pfizer e AstraZeneca para a imunização dos profissionais da Educação e anunciou que as 9 mil da vacina Jassen, que é em dose única, previstas para serem entregues ao Amapá serão para ampliar a cobertura vacinal deste público.

Kits de proteção

Outra estratégia adotada pelo Executivo estadual para o retorno seguro das aulas presenciais é a entrega de 140 mil kits de proteção contra a covid-19. São itens como álcool em gel e máscara lavável para atender todos os professores e alunos, além de equipes gestoras, pedagógicas, e trabalhadores de apoio, como meredeiras e serventes.

Merenda em Casa

Paralelo a todo este trabalho da Educação, o governo segue na entrega dos alimentos por meio do programa Kit Merenda em Casa, que atende 120 mil alunos das 392 escolas da rede estadual, como medida para amenizar a crise causada pela pandemia.

O kit é composto por 11 itens que fazem parte da alimentação dos estudantes dentro das escolas. São montados pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação e possui produtos como: arroz (2kg), feijão (1kg), óleo de soja (900ml), açúcar (1kg), macarrão (500g), leite em pó (400g), bolacha salgada (400g), biscoito doce (400g), flocos de milho (500g), sardinha (4 latas de 125g cada) e farinha de tapioca (400g).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá