domingo, 17 de outubro de 2021 - 12:55h - 2630
No Outubro Rosa, Governo conscientiza sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero
Programação para pacientes e acompanhantes da Unacon também lançou, de forma antecipada, a campanha Novembro Azul, sobre os cuidados com a saúde do homem.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: Claudia Cavalcanti
A ação ofertou às participantes coleta de exame de Papanicolau (PCCU), limpeza de pele e massagem relaxante.

 

No Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a saúde da mulher, o Governo do Amapá busca sensibilizar a sociedade sobre o ato de prevenir os cânceres de mama e de colo de útero, o 1º e o 3º, respectivamente, mais comuns entre as mulheres.

No sábado, 16, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), realizou uma programação para as pacientes e acompanhantes sobre o diagnóstico precoce das duas doenças.

Durante o evento, os servidores da Unacon e voluntários de Ongs que prestam apoio aos pacientes com câncer fizeram palestras sobre sinais de alerta e cuidados que podem contribuir para evitar a doença.

A ação ofertou às participantes coleta de exame de Papanicolau (PCCU), limpeza de pele e massagem relaxante. Houve, ainda, distribuição de kits com absorventes íntimos femininos.

O gerente administrativo da Unacon, Igor Santana, explicou que o objetivo é que, a partir de agora, as campanhas de conscientização sejam realizadas de forma de recorrente, e não apenas em alusão aos meses comemorativos.

“Queremos que a população não apenas saiba onde procurar atendimento nos casos de câncer, mas que, através das palestras ministradas, elas possam se tornar conscientes sobre como identificar pequenas alterações que possam ser tratadas de forma a prevenir alguns tipos de câncer”, disse.

Novembro Azul

Durante a programação, ainda foi antecipado o lançamento da campanha Novembro Azul, que chama atenção para os cuidados com a saúde do homem, em especial, para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Renan Borges, de 27 anos, que é paciente da Unacon há 1 ano e 2 meses e luta contra um tumor testicular não-seminoma, ressaltou que é essencial se manter forte e positivo durante o tratamento.

“Uma notícia dessas não é fácil, mas é importante que o paciente tenha a consciência de que ele pode e deve lutar pela sua vida”, afirmou.

Também houve um culto ecumênico para renovar a fé de servidores, pacientes e acompanhantes.

Unacon

Em agosto deste ano, o Governo do Amapá inaugurou a nova estrutura da Unacon, que oferece mais conforto para pacientes e servidores após reestruturação com investimentos de R$ 400 mil do Tesouro Estadual.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá