Logo Amapá
quarta, 18 de janeiro de 2023 - 16:57h - 1807
Governo e Next Hydrogen iniciam negociações para a produção de hidrogênio verde no Amapá
Em reunião virtual com o governador, Clécio Luís, a empresa britânica apresentou benefícios do investimento inovador no estado.
Por: Fabiana Figueiredo
Foto: Jorge Júnior
A proposta tem potencial para produção em larga escala de energia limpa.

O Governo do Estado e a empresa Next Hydrogen, com sede no Reino Unido, iniciaram na terça-feira (17) as negociações para o desenvolvimento e construção no Amapá de um complexo produtivo de hidrogênio verde e amônia verde. 

A proposta tem potencial para produção em larga escala de energia limpa, de descarbonização de cadeias produtivas como cimento, siderurgia e agricultura, e ajudar o Brasil a atingir as metas internacionais assumidas pelo país para zerar as emissões de carbono.

A iniciativa foi apresentada por representantes da empresa em reunião virtual com o governador Clécio Luís e o secretário de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Lucas Abrahao.

A novidade tem como foco gerar energia limpa de forma mais barata para a exportação, mas pode ser consumida pelo mercado interno. O projeto no Amapá terá como primeira fase a construção e início de operação de uma unidade de produção de 5GW até o 1º trimestre de 2024.

"Estou entusiasmado com o que temos de possibilidade para o Amapá. Em tão pouco tempo de governo, é bom estar tendo essa conversa. O Amapá é o estado mais preservado do Brasil, com 73% de áreas protegidas, temos potencial eólico, de energia solar, água em abundância e um porto bem localizado estrategicamente. Prestamos serviços ambientais ao planeta. Faremos o que for necessário para implantar e fazer esse projeto dar certo no nosso estado", afirmou o governador.

Considerando a liderança que o Amapá tem na proteção ambiental, a empresa Next Hydrogen também se comprometeu em ser financiadora privada do Fundo Internacional para a Amazônia. Representantes e uma equipe técnica farão uma visita em breve ao estado para estudar as viabilidades da localidade do complexo produtivo.

“Nós estamos indo para o Brasil para ficar e ficaremos a longo prazo. Não repetiremos a experiência histórica de empresas que foram para a Amazônia e, depois, foram embora sem entregar o que prometeram. Nós entregaremos tudo aquilo com o que nos comprometermos e desejamos mostrar ao mundo que o Amapá pode ser o grande exemplo global de projetos de hidrogênio verde para energia”, afirmou o cofundador da Next Hydrogen, Wesley Paul.

A empresa busca apoio do governo do Amapá para a implementação local do negócio, incluindo benefícios tributários, licenciamento ambiental e a própria localização das estruturas de produção. 

“Traremos investimentos estrangeiros diretos de fundos privados para a totalidade das operações, não necessitando de aporte de recursos do estado do Amapá, nem do governo federal do Brasil. O que queremos do Amapá e do Brasil não é dinheiro, é o apoio para a implementação do negócio, e a parceria de longo prazo”, afirmou outro cofundador da Next Hydrogen, Javier Romero. 

Também participou da reunião Milton Deiró Neto, cônsul honorário do Reino Unido na Bahia, que já trabalhou no Amapá e agora atua em projetos de inovação de escala nacional e global.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá