Logo Amapá
quinta, 19 de janeiro de 2023 - 17:51h - 438
Governo do Amapá planeja criação de Calendário Internacional de Eventos Culturais
Secretarias de Cultura e Relações Internacionais também elaboram estratégias para desenvolver o comércio de produtos culturais do estado no mercado externo.
Por: Claudio Morais
Foto: Arquivo Secom

Tornar o Amapá um destino turístico e cultural atrativo, além de fomentar produções artísticas do estado, são algumas das metas do Novo Governo, tratadas pelas Secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Relações Internacionais e Comércio Exterior. Entre as ações principais, está a criação de um Calendário Internacional de Eventos.

Para a secretária de Cultura do Estado, Clícia Di Miceli, as relações interinstitucionais e entre secretarias de Estado como formas de potencializar as ações de governo é indispensável. Pois o planejamento conjunto se traduzirá em muitas ações, sendo uma das principais a criação e efetivação deste Calendário.

“Temos a nossa pauta regional de Cultura, que tem a ver com a nossa história enquanto povo e enquanto lugar, mas também temos estas pautas transversais e que insere o Amapá em outros contextos [a exemplo do mercado internacional”, concluiu.

Para o secretário de Relações Internacionais, Lucas Abrahao, a estruturação clara destes eventos em um roteiro turístico-cultural - com manifestações tradicionais do Amapá, como a Festa de São Tiago, o Ciclo do Marabaixo e o Encontro dos Tambores - tornaria o circuito local mais atrativo a turistas de outras regiões do Brasil e, também, de outros países.

Lucas Abrahao destacou, ainda, que esse trabalho conjunto com a Secult inclui a promoção dos produtos que compõem a identidade visual amapaense. São obras de arte, louças, biojóias e artesanato atrativos ao comércio internacional.

“Não mediremos esforços para promover a cultura amapaense; nossas riquezas tangíveis e imateriais. Tudo isso será alvo de um grande programa de promoção cultural do Amapá internacionalmente. Tenho certeza que, de forma integrada, conseguiremos fazer muito pelo povo do Amapá”, enfatizou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá